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Refletindo o desempenho do mercado como um todo, as vendas de computadores da marca voltaram a sofrer queda | Fernando Dias/Positivo Informática
Refletindo o desempenho do mercado como um todo, as vendas de computadores da marca voltaram a sofrer queda| Foto: Fernando Dias/Positivo Informática

A paranaense Positivo Informática registrou um prejuízo líquido de R$ 39,6 milhões no segundo trimestre deste ano – resultado impactado pela variação cambial durante o período, segundo a companhia. No mesmo período do ano passado, o lucro líquido havia sido de R$ 3,3 milhões. Os números constam de balanço divulgado pela companhia na noite de sexta-feira (14).

No acumulado deste ano, a empresa totaliza um prejuízo de R$ 28,1 milhões. A receita líquida da Positivo no segundo trimestre somou R$ 452,1 milhões, valor 22% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 15,5 milhões, 64% abaixo do contabilizado no segundo trimestre de 2014.

Refletindo o desempenho do mercado como um todo, as vendas de computadores da marca voltaram a sofrer queda no período. Foram comercializados no segundo trimestre 415,9 mil PCs (desktops e notebooks) e tablets, o que equivale a uma queda de 28% em relação ao ano passado. A maior baixa foi registrada nas vendas para governos – o número de produtos comercializados para este segmento diminuiu 60%. Segundo a Positivo, as entregas para o setor público devem se concentrar no segundo trimestre.

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No acumulado do ano, as vendas de PCs e tablets totalizaram 850,8 mil unidades, uma redução de 31,1% – o levantamento mais recente da consultoria IDC Brasil, de maio, mostra que o mercado de PCs no país teve queda de 20% no primeiro trimestre do ano.

“A baixa confiança dos consumidores e o aumento do desemprego têm pesado na decisão de compra no varejo para praticamente todas as categorias, com maior intensidade para itens de maior valor, tipicamente financiados em prestações, como é o caso dos computadores. A queda de volume também foi relevante no mercado corporativo, em que as incertezas com o cenário político e econômico têm provocado postergações de investimentos em infraestrutura de TI”, afirmou a empresa no balanço divulgado ao mercado.

Celulares

A Positivo destacou que, entre seus segmentos de atuação, “o de telefones celulares é o que tem sido menos afetado pela crise”. No segundo trimestre, foram vendidos 303,8 mil aparelhos da marca – 110,9 mil smartphones e 192,9 mil celulares convencionais.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número de smartphones vendidos mais do que triplicou. No acumulado do ano, a Positivo soma 192,2 mil celulares vendidos, 121% a mais do que de janeiro a junho de 2014.

“A Positivo Informática direcionou esforços para aumentar sua participação no segmento (de celulares) e registrou avanço de 258,3% do faturamento com telefones celulares, o que foi decisivo para compensar a queda dos computadores e atingir um crescimento de 3,1% de sua receita líquida no varejo, o que pode ser considerado satisfatório”, afirmou..

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