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São Paulo - A empresa paranaense Positivo Informática, líder nacional no varejo de computadores, está quebrando a barreira dos R$ 3 mil. A companhia apresentou ontem seus lançamentos para 2010, que incluem um desktop e um notebook nessa faixa de preço. Além disso, a empresa aposta em notebooks ultrafinos e em designs diferenciados para atingir um público de maior renda. As novidades fazem parte de um novo posicionamento da Positivo, que se tornou conhecida por vender máquinas baratas para a classe C. "Essa é a nossa primeira experiência com preços acima de R$ 3 mil", diz o presidente da empresa, Hélio Rotenberg. "Queremos mostrar que temos produtos de alto nível."

Para ele, não se trata de atingir um novo público, mas de ampliar o acesso a uma camada da população que já comprava produtos da marca. Apesar de nunca ter feito um esforço para conquistar o público AB, 40% das vendas da Positivo vinham sendo para essa faixa. "Essa é a nossa resposta", diz o executivo. A aposta, no entanto, não significa que a Positivo esteja deixando de lado a classe C. "Estamos dando um passo à frente", afirma.

O lançamento mais chamativo deve ser o da linha Union, de desktops. Os micros aplicam o conceito "tudo em um", em que gabinete e monitor formam um único conjunto. São sete configurações, sendo que a mais básica, com monitor LCD de 15,6 polegadas, terá preços a partir de R$ 999. O top de linha, o Union Touch, terá tela dual touch de 21,5 polegadas, 4 GB de memória e um disco rígido de 1 terabyte.

Os novos modelos, que começam a chegar ao mercado em 22 de outubro – para coincidir com o lan­­­çamento do Windows 7 – exigiram investimento de R$ 20 milhões em pesquisa e desenvolvimento.

O jornalista viajou a convite da Positivo Informática.

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