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Vila Velha, nos Campos Gerais: regiões turísticas do Paraná estão em exposição no 18º Salão Paranaense de Turismo | Josué Teixeira/ Gazeta do Povo
Vila Velha, nos Campos Gerais: regiões turísticas do Paraná estão em exposição no 18º Salão Paranaense de Turismo| Foto: Josué Teixeira/ Gazeta do Povo

Nova ferramenta de vendas auxilia agentes

O mercado de turismo precisa se ajustar às evoluções na área de vendas e às necessidades do consumidor. A internet deve ser aliada do agente de turismo, que muitas vezes se sente ameaçado pelas grandes vendedoras on-line, que não têm a atividade como fim. Esse é o ponto de partida da argumentação do empresário Aroldo Schultz, diretor-geral da Schultz Turismo, operadora com sede em Curitiba, para justificar a necessidade do agente de viagem como intermediário na compra de um produto de viagem.

Schultz tem uma proposta para seus parceiros: uma nova ferramenta de vendas, que vai concentrar em um site todo o sistema de busca e venda dos produtos comercializados pela operadora, que pode ser acessado diretamente pelo consumidor, mas vincula a comercialização a uma agência de viagem. O cliente faz as buscas, cotações e contrata serviços extras, mas tem a garantia do suporte personalizado de um agente de viagens, em caso de imprevistos. "É o diferencial dos grandes vendedores on-line. Dá liberdade de escolha ao cliente, sem deixá-lo desamparado se algo errado acontecer", diz.

Resultado de sete anos de desenvolvimento por uma equipe própria, o banco de dados estará disponível ao público a partir da semana que vem e já pode ser operado em 10 mil agências parceiras da Schultz em todo o país. "Essa tecnologia dá igualdade de condições aos agentes. Todos terão uma ferramenta que proporciona velocidade de pesquisa ao consumidor e controle de resultados para o agente", explica.

Mesmo sem nenhum grande evento nacional na agenda de 2012, a expectativa do empresários do setor de turismo está em viés de alta. No ano passado, 13 milhões de pessoas viajaram pelo Paraná, em um desempenho já bem superior ao esperado. A projeção para este ano é aumentar o movimento em até 6%. E a estratégia para fomentar o fluxo de turistas começa hoje, no 18.º Salão Paranaense de Turismo, que vai até amanhã.

Primeiro evento do gênero do ano no Sul do país, o Salão do Paraná vai intermediar as vendas de pacotes de viagem entre operadores, promotores e agências de turismo. Os 180 expositores – entre prestadores de serviço, destinos nacionais, internacionais, agências de fomento – receberão 4 mil agentes de viagem. "Aqui serão fechados os acordos entre o agente e o operador para a venda de pacotes em 2012. O setor está em expansão, e com novidades, como a presença do Egito no Salão. Isso agrada ao turista paranaense, que está atrás de novidade. No ano passado, por exemplo, as vendas de cruzeiros e de pacotes para a Turquia foram os destaques", explica o empresário Celso Tesser, presidente da Associa­ção Brasileira dos Agentes de Viagem Seção Paraná (Abav-PR).

Um dos destaques expostos no Salão é a mostra dos destinos paranaenses. Organizadas em dez polos turísticos, as regiões estão aptas a participar de rodadas de negócios, com o apoio do Sebrae. "Temos boas perspectivas para 2012. O litoral deve crescer neste ano, a partir de diferentes ações, concentradas em Paranaguá: o terminal de passageiros no porto, o aquário marinho, o museu do porto e o novo centro de recepção de visitantes", aposta o secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh.

Curitiba e a região de fronteira são outros pontos fortes do turismo interno. "A ideia é estimular a circulação interna. O projeto ‘Paraná que conhece o Paranᒠvai capacitar operadores a comercializar nossos destinos e apresentar o produto para um mercado potencial de 40 milhões de pessoas que não têm o turismo em sua bolsa de consumo", acrescenta.

Pelo menos metade dos turistas que circularam pelo Paraná no ano passado foi de paranaenses. "Com associações entre municípios para divulgação do destino, toda a região ganha", diz Saleh. A média de permanência no estado é de quatro dias, com gasto médio de US$ 70 por dia. Em 2010, a receita gerada pelo setor no Paraná foi de US$ 3,2 bilhões.

Serviço:

18º Salão Paranaense de Turismo: 2 e 3 de março, no Expo Unimed Curitiba, das 11 às 18 horas (sexta) e das 11 às 19 horas (sábado). Evento técnico e dirigido a profissionais do setor.

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