• Carregando...

Pelo menos 83% das operadoras de telefonia móvel em atividade no mundo já foram vítimas de ataques de programas maliciosos, constatou uma pesquisa realizada pela consultoria de segurança McAfee.

Segundo o levantamento, o número de incidentes que ameaçaram dispositivos móveis aumentou mais de cinco vezes em 2006. Também aumentou em 700% o número de operadoras que perderam em mais de mil horas evitando ameaças móveis.

Somente entre empresas da Europa foram registrados incidentes em mais de mil aparelhos ativos, ameaças como invasões de redes, vírus móveis, ataques de negação de serviço, spam e phishing móvel - chamado "SMiShing".

O estudo, chamado "Informa Telecoms & Media (ITM)" concluiu que quase a metade das operadoras de telefonia celular vítimas de epidemias de softwares infectados sofreu pelo menos um ataque nos últimos três meses.

O dobro das operadoras gastou mais de US$ 200 mil em segurança móvel em 2006, em comparação com 2005, informou a McAfee. A preocupação se justifica: 29% das operadoras entrevistadas revelaram que o principal impacto dos incidentes de segurança recai sobre a satisfação dos clientes, mais até do que sobre a receita das empresas.

- À medida que o uso de dados e funções móveis se expande e as operadoras de telefonia móvel de todo o mundo abandonam seu modelo de negócios por tempo de conexão para adotar um modelo de negócios por transações e conteúdo, a segurança está se tornando um fator essencial para o sucesso dos novos serviços geradores de receita - afirmou Victor Kouznetsov, vice-presidente sênior da McAfee Mobile Security, em comunicado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]