• Carregando...
O contador Aroldo Júnior: dos 630 clientes atendidos neste ano, 60 ainda não tinham completado a declaração até ontem | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
O contador Aroldo Júnior: dos 630 clientes atendidos neste ano, 60 ainda não tinham completado a declaração até ontem| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Termina nesta quinta-feira (30), à meia-noite, o prazo para entrega da declaração anual de ajuste do Imposto de Renda. A Receita Federal espera receber 25 milhões de documentos – 1,6 milhão de contribuintes do Paraná. Até o fim da tarde de quarta-feira (29), 21,4 milhões de declarações já haviam sido entregues ao Fisco. Ou seja, 3,5 milhões de contribuintes ainda precisava acertar as contas com o Leão. No Paraná, são esperados ainda cerca de 2 mil documentos.

A supervisora do IR no Paraná e Santa Catarina, Cláudia do Nascimento Thomaz, diz que o ritmo de entrega é semelhante ao do ano passado e que não deve haver nenhum problema de congestionamento no site ao longo do dia de hoje. "Mas a orientação é não deixar para a última hora. Até porque, às 23h30, quem tiver alguma dúvida não terá a quem pedir informação", alerta.

Na terça-feira (28), a Receita liberou também o horário entre 1h e 4h da manhã para envio da declaração.

Como muita gente deixou para a última hora, o dia o ontem foi de bastante trabalho nos escritórios de contabilidade – e deve ser hoje também. "O brasileiro parece que adotou como regra deixar para a última hora. Isso complica, porque a gente acaba ficando sem condições de oferecer todas as orientações", diz o contador Nivaldo Soares de Souza, que neste ano enviou cerca de 350 declarações de clientes, uma grande parte ao longo desta semana.

O contador Aroldo Adam Júnior ainda tinha ontem cerca de 60 declarações para serem enviadas, de um total de 630 clientes atendidos desde o início do prazo. "Você avisa antes, mas as pessoas sempre deixam para depois. A Receita abriu o horário da madrugada para envio, mas é preciso pensar que contribuintes do país todo ainda precisam mandar. Ou seja, são milhões de pessoas", diz.

Uma das opções para quem não conseguir reunir todos os dados até o fim do dia de hoje é enviar a declaração incompleta e depois retificá-la. "Mas isso não é o caminho mais adequado. Até porque, depois do fim do prazo você não pode mais mudar o modelo [simples ou completa]. Com todos os dados, você pode escolher a que vai pagar menos imposto", orienta Adam Júnior.

Entrega

O prazo para envio da declaração pela internet termina à meia noite. Porém, quem opta pelo formulário de papel ou pela entrega em disquete ou CD precisa ficar atento ao horário de funcionamento das agências bancárias (do Banco do Brasil e Caixa Econômica, no caso da entrega em disquete) e dos Correios (para entrega do documento em papel).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]