i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Turismo

Preço de viagem em dólar exige comparação

  • Por
  • 02/03/2006 19:22

São Paulo (AG) – O dólar em baixa é um bom incentivo para viagens internacionais. Mas é preciso prestar muita atenção no preço da moeda. Agências e operadoras de viagens não seguem uma cotação que padronize os valores usados na conversão de pacotes turísticos de moedas estrangeiras para o real. Por isso, é indicado que os turistas pesquisem, além dos preços em dólares e euros, o que será cobrado em reais pela reserva de hotéis, pagamento de guias e outros serviços no país de destino.

O engenheiro Jorge Luís Cerqueira, do Rio de Janeiro, planeja viajar com a mulher para Nova Iorque, em abril. O casal está insatisfeito com a falta de um critério que permita saber se o dólar cobrado é caro ou barato. "Ficamos indignados com as diferenças de preços que encontramos nas operadoras de turismo. Na última semana, consultamos três agências em um único dia e o dólar variava de R$ 2,16 a R$ 2,28", conta. A confusão é maior quando o aspirante a turista faz uma consulta direta às companhias aéreas, onde o valor do dólar é quase sempre menor.

"Os preços das passagens aéreas são idênticos aos publicados nos jornais. Mas nas agências os valores do dólar não coincidem", afirma Cerqueira. Não existem valores oficiais de dólar, já que o câmbio no país é livre e segue as regras naturais da oferta e procura. Parte do mercado de turismo usa como referência o Banco do Brasil para estabelecer o valor do dólar turismo.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) tem em seu site na internet uma tabela informando valores de diversas moedas. Mas a associação informa que aquelas são apenas cotações de referência e sequer são sugeridas para os pacotes. "Quem for a uma operadora e achar que o dólar está muito alto não deve comprar. Nós não interferimos na comercialização dos nossos associados, nem orientamos a seguir essa ou aquela referência", diz Leonel Rossi Jr., diretor de assuntos internacionais da Abav.

Segundo ele, as diferenças de preço entre uma operadora e outra geralmente ocorrem devido à disponibilidade de vagas para ofertar ao cliente. "É como em qualquer outro mercado: quem tem uma quantidade maior de mercadoria em estoque tem mais condições de oferecer um preço menor", disse.

As pequenas agências de viagens, que apenas captam clientes para grandes operadoras, dizem ser prejudicadas pelos altos valores do câmbio nas empresas. "Para nós, o ideal seria a utilização de um câmbio mais baixo. Mais pacotes seriam vendidos e nós ganharíamos mais", disse a dona de uma agência terceirizada que não quis se identificar. Segundo ela, as grandes operadoras lucram com a cobrança de ágio sobre as cotações cobradas por hotéis e companhias aéreas. Para ela, câmbio é hoje um mecanismo que confunde o turista acostumado a comparar preços em dólar.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.