• Carregando...

A relação entre o preço médio do etanol e o valor médio da gasolina alcançou a marca de 69,89% em janeiro, de acordo com cálculos realizados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e fornecidos hoje à Agência Estado. O número apurado no mês passado superou o de 67,49% de dezembro de 2010 e é o maior desde fevereiro do ano passado, quando o valor do etanol representou 73,47% da gasolina e atingiu a maior relação desde que o instituto passou a fazer este tipo de comparação, em janeiro de 2003.

Segundo especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor a etanol é de 70% do poder dos motores a gasolina.

Hoje, a Fipe informou que o valor médio do etanol nos postos de São Paulo subiu 3,77% em janeiro, ante alta de 4,87% vista em dezembro do ano passado. A gasolina, por sua vez, apresentou variação positiva de 0,20% em janeiro, ante alta de 0,66% no último mês de 2010. No mesmo período de apuração, a inflação geral média em São Paulo apresentou taxa de 1,15%. Em dezembro, o IPC havia variado 0,54%.

Na avaliação do coordenador do IPC, Antonio Evaldo Comune, a expectativa para o comportamento de alta dos preços dos combustíveis em função da sazonalidade é melhor hoje do que há um ano e, por isso, são mais reduzidas as chances de a relação entre o valor do álcool e da gasolina superar a marca recorde de fevereiro de 2010. "Talvez, esse problema seja menor em 2011", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]