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Agora, prioridade do consumidor é experimentar novos itens | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Agora, prioridade do consumidor é experimentar novos itens| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Preço baixo já não é mais o fator número um na hora de escolher os produtos nos supermercados. Ganhos de renda, inflação controlada e maior oferta de crédito começam a provocar mudanças nos critérios de consumo das famílias brasileiras nos últimos anos. Quase a metade dos domicílios hoje tem como prioridade experimentar novos itens (23%) e rapidamente se livrar da incumbência de abastecer a dispensa (23%), que são os consumidores apressados. O grupo que só tem olhos para preço baixo e promoção responde atualmente por 18% das famílias, revela uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Dois anos atrás a mesma pesquisa mostrava que havia um empate técnico. Isto é, tanto os consumidores focados em preço baixo como os "experimentadores" representavam 20% cada, do total de famílias. Agora os experimentadores estão ga­­nhando terreno em detrimento do grupo que só olha preço. "O consumidor não está voltado só para preço como antigamente. Hoje ele avalia a relação custo/benefício do produto. E, com mais folga no bolso, quer experimentar as novidades", afirma Christine Pereira, diretora da Kantar Worldpanel e responsável pela pesquisa. A enquete consulta semanalmente 8,2 mil lares em todo o país para traçar o perfil de compras de alimentos, bebidas e artigos de higiene pessoal e limpeza doméstica. Ao todo são mais de cem categorias de produtos.

Sofisticação

A sofisticação do consumo nas compras de supermercados é outro resultado apontado pela pesquisa. No primeiro trimestre deste ano, o consumo de produtos básicos cresceu 5% em volume e 7% em valor na comparação com igual período de 2009. Já os itens tidos como não básicos registraram um acréscimo de 10% em volume e 16% em valor, nas mesmas bases de comparação.

Christine observa que a inclusão de produtos tidos como não básicos nas cestas de compras aumentou um ponto porcentual no período. Isso significa que cerca de 500 mil famílias que não costumavam comprar iogurtes, sorvetes, salgadinhos, por exemplo, passaram a fazê-lo. Já a participação de itens tidos como básicos foi mantida. A pesquisa mostra também que o consumo geral, tanto de produtos básicos e não básicos, aumentou 13% em volume no primeiro trimestre deste ano em relação a igual período de 2009 e 15% em valor.

Outro dado que reforça a tendência de maior sofisticação das compras é a participação das marcas no valor da cestas de consumo. Em 2004, as marcas mais caras estavam presentes em 23% das cestas e, no ano passado, essa fatia atingiu 35%. Em compensação, a participação das marcas de médio e baixo preços diminuiu no período. Em 2004, as marcas médias respondiam por 47% das cestas e, em 2009, por 38%. As marcas de baixo preço participavam de 30% das cestas em 2004 e recuaram para 27% no ano passado.

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