• Carregando...

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) registrou queda de 0,29% em julho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (27). Em junho, a taxa havia ficado negativa em 0,16%, conforme dado revisado (-0,13% na leitura inicial).

Ainda de acordo com o IBGE, o indicador acumula altas de 0,61% no ano e de 3,45% em 12 meses até julho. O IPP mede a evolução dos preços de produtos na "porta da fábrica", sem impostos e fretes, de 23 setores da indústria de transformação. Desse total de setores analisados em julho, seis tiveram alta de preços.

Soja foi destaque negativo

Os alimentos no atacado registraram o quinto recuo consecutivo em julho, no âmbito do Índice de Preços ao Produtor (IPP). Os preços do setor ficaram 1,18% mais baratos em relação a junho, a redução mais intensa desde fevereiro de 2013 (-2,58%).

Segundo o técnico Alexandre Brandão, gerente do IPP, a queda de preços da soja e do açúcar, bem como de seus derivados, empurraram o índice para baixo. "Isso vem muito em linha com a época de colheita da safra, tanto da soja quanto da cana-de-açúcar. No caso da soja, ainda tem a safra americana, com uma oferta grande, fazendo com que os preços estejam caindo" explicou.

No ano, os produtos alimentícios na indústria de transformação já registram queda de 2,88%. Em 12 meses, a alta até julho é de 2,62%, a terceira menor taxa já registrada em toda a série, iniciada em janeiro de 2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]