• Carregando...

Os preços do álcool e da gasolina estão em queda em pelo menos seis estados e o Paraná é um deles. À medida que a queda de preços é percebida nas bombas de combustíveis, o consumidor deve ficar atento na hora da escolha.

Em março, o álcool combustível ficou em média 10% mais barato, no país. Mas, de um estado para outro, a diferença é grande. O preço do litro varia de R$ 1,49, em Goiás, a R$ 2,48 no Acre.

"Isso acontece, basicamente, por causa da carga tributária, que varia de estado para estado. E a distância dos postos das usinas de álcool, do centro produtor, também influencia", diz Paulo Miranda Soares, presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis).

Em alguns estados, já vale a pena abastecer com álcool. É o caso de Goiás, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Tocantins e Bahia. E o mesmo deve ocorrer em outros estados.

"A tendência daqui pra frente é que o preço do álcool diminua, porque a safra está em pleno funcionamento a partir de maio", diz Luiz Custódio Martins, presidente do Sindaçúcar e Siamig.

A gasolina comum, que tem álcool na composição, também já ficou mais barata, em média 1%, no último mês.

Para ser um bom negócio, o álcool deve custar menos do que 70% do preço da gasolina. E vale a fórmula: divida o preço do álcool pelo da gasolina. Se der menos que 0,7, vale a pena o álcool. Se der mais, melhor abastecer com gasolina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]