i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Economia

Prévia do PIB indica alta no 3º trimestre, diz BC

Nível de atividade da economia brasileira teve pequeno crescimento em julho

  • PorG1/Globo.com
  • 15/09/2010 11:19

O nível de atividade da economia brasileira, que registrou registrou estabilidade no segundo trimestre deste ano, voltou a registrar crescimento, embora marginal, em julho, mês que marca o início do terceiro trimestre deste ano, segundo números divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Banco Central.

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, indicador antecedente do Produto Interno Bruto (PIB), somou 139,46 pontos em julho, informou a autoridade monetária. O valor é 0,23% maior do que o registrado em junho (139,13 pontos) e também está 0,19% acima da média do segundo trimestre (139,19 pontos) deste ano.

No acumulado de janeiro a julho deste ano, dados do BC mostram que o crescimento da economia brasileira ficou em 9,65% contra igual período do ano passado. Os números indicam desaceleração em relação a meses anteriores. No acumulado de janeiro a abril, o crescimento estava em 10,5% e, nos cinco primeiros meses deste ano, em 10,29%.

IBC-Br

O IBC-Br é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) e ajudar a autoridade monetária na definição da taxa básica de juros (Selic). O Banco Central explicou que o IBC-Br "constitui uma medida antecedente da evolução da atividade econômica". Antes divulgado por estados, e por regiões, desde o início deste ano o indicador passou a ser calculado com abrangência nacional.

O índice do BC incorpora estimativas para a agropecuária, da indústria e do setor de serviços, além dos impostos. "A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores da economia acrescida dos impostos sobre produtos, que são estimados a partir da evolução da oferta total (produção+importações)", explicou o Banco Central, por meio do relatório de inflação de março.

Definição dos juros

O IBC-Br é uma das ferramentas utilizadas pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros da economia brasileira. Atualmente, os juros básicos estão em 10,75% ao ano. A taxa foi mantida estável no início de setembro, após três elevações consecutivas efetuadas pela autoridade monetária. A expectativa do mercado financeiro é de que a taxa básica de juros volte a subir somente em fevereiro de 2011, para 11% ao ano.

Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), a previsão do mercado, que já chegou próxima de 5,5% para este ano, recuou nas últimas semanas e, atualmente, está em 4,97%. Deste modo, ainda acima da meta central de 4,5%, mas dentro do intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (entre 2,5% e 6,5%). Para o PIB, a estimativa dos analistas das instituições financeiras é de um crescimento acima de 7,42% para 2010, o maior desde 1986.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.