• Carregando...

O slogan do Chromebook, primeiro computador lançado pelo Google, "nada além da web", deixa claro: a máquina é apenas uma ponte entre o usuário e a internet. E sem a rede não existe nada. Apresentado durante a conferência de desenvolvedores Google I/O, realizada na semana passada em São Francisco, o Chromebook até que enfim traz o sistema operacional Chrome OS para o mercado comercial. Assim, é o primeiro computador totalmente feito para a web – ali, desde e-mails a editores de texto, passando por games e aplicativos, tudo fica guardado na internet e acessível de qualquer dispositivo conectado.

Os computadores do Google podem ser definidos como a experiência de um netbook levada às últimas consequências. A ideia é ter tudo armazenado na nuvem para que a máquina seja o mais rápida e leve possível. Os netbooks ainda têm programas instalados, como editores de texto – o Chromebook fará tudo baseado na web.

O que muda? O Google promete uma nova experiência ao usuário. "Você lerá seu e-mail em segundos". O Chrome OS será atualizado automaticamente.

Chrome Web Store

Com o novo sistema operacional, a Chrome Web Store fica mais importante. Os programas e o conteúdo serão baixados ou comprados ali. A loja será estendida para todo o mundo – ganhará versões em 41 idiomas, diz o Google. Para chamar a atenção, o Google recorreu ao popularíssimo game "Angry Birds", que chegará à web pela primeira vez através da Chrome Web Store.

Os desenvolvedores também ganharam um mimo: o Google lançou uma ferramenta que permite a eles adicionarem um mecanismo de pagamento ao seu aplicativo – para o usuário comprá-lo, bastam dois cliques. E o mecanismo é adicionado com apenas uma linha de código, o que gerou aplausos durante o anúncio no I/O.

Os Chromebooks começam a ser vendidos no dia 15 de ju­­nho nos Estados Unidos, no Rei­­no Unido, na França, na Ale­­manha, na Holanda, na Itá­­lia e na Espanha. A promessa é que outros países sejam atendidos em meses.

Locação

O Google lançou também um novo modelo de negócios: aluguel dos computadores. O usuário terá acesso ao hardware e o software do Google, baseado na nuvem, a uma taxa fixa mensal. O programa, chamado Chrome­books for Business & Education, tem taxas mensais de US$ 28 (para clientes corporativos) e US$ 20 (instituições educacionais). As substituição e a atualização do equipamento fica a cargo do Google e é gratuita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]