• Carregando...

O Procon-PR vai multar Oi, Uol e Terra por fraude em serviços de internet. As empresas foram notificadas para explicar um golpe que estaria sendo aplicado por funcionários, as justificativas que elas apresentaram foram consideradas insuficientes pela entidade. O órgão vai calcular o valor da multa na próxima semana.

A reclamação veio de clientes que contrataram a internet da Oi em Curitiba e, depois, foram surpreendidos por uma ação considerada ilegal pelos órgãos de defesa do consumidor: receberam ligações de funcionários de uma outra empresa, Uol ou Terra, que aplicaram um golpe para vender o serviço de provedor. Os golpistas se passavam por um funcionário da Oi para confirmar os dados do cliente e contratar o serviço – que é pago – sem o consentimento do consumidor.

Quem paga pela internet em casa precisa também de provedor, pago ou não. É ele que vai fornecer o número de IP, como uma placa de carro, para o usuário ser autorizado a navegar na rede de computadores. Esse serviço é prestado por outras empresas, que não a de telefonia contratada. No caso da Oi, entretanto, o serviço de provedor é gratuito.

Os clientes da Oi reclamam de vazamento dos dados pessoais para as empresas que oferecem provedor. "Além de receber várias ligações oferecendo provedor, acabei caindo em um golpe. Um funcionário do Uol ligou se passando por instalador da Oi, pedindo para eu confirmar os dados do contrato para instalar a internet. Eu nem lembrei que deveria deixar o funcionário falar os meus dados, e fui passando. No fim, ele informou que eu tinha contratado um serviço de provedor. Levei um susto", conta uma cliente, que pediu para não ser identificada.

A cliente ligou para o Uol em seguida e cancelou o serviço. E perguntou como a empresa tinha conseguido o seu telefone. A resposta do funcionário foi que os dados dos clientes podem ser acessados pelo site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Anatel, porém, informou que não existe nenhuma possibilidade de alguém conseguir dados cadastrais de clientes na internet.

Em nota, a Oi garante que não repassa os dados dos clientes para provedores. "A companhia assegura que não adota nem autoriza terceiros a realizar nenhum tipo de abordagem junto aos seus clientes Oi Velox com intuito de direcionar a escolha da contratação de provedores de acesso pagos", informou.

Procurado, o Uol preferiu não se manifestar sobre o caso. A informação de que o Terra seria multado chegou à reportagem apenas no fim da tarde de ontem e não houve tempo para buscar um posicionamento da empresa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]