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Paraná

Procon recebe primeiras reclamações por ligação indevida de telemarketing

Desde a última sexta-feira (2), a partir de quando os primeiros consumidores inscritos já não poderiam mais receber as ligações, três denúncias foram feitas. Quase 40 mil números já estão cadastrados no sistema de bloqueio

Até esta quinta-feira (8), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon-PR) recebeu três denúncias de clientes que dizem ter atendido ligações de telemarketing mesmo após completarem um mês de cadastro no sistema que bloqueia este tipo de chamada. O programa começou a funcionar no dia 1º de setembro, e as empresas tiveram 30 dias para se adaptar a nova regra. Segundo o Procon, as três reclamações recebidas até agora foram feitas entre a última sexta-feira (2), a partir de quando os primeiros consumidores já não poderiam mais receber as ligações, e a noite de quarta-feira (7).

O órgão não informou de quais cidades são os reclamantes nem o ramo das empresas de que receberam as ligações. Em uma das denúncias, no entanto, faltou o consumidor informar a companhia que fez a chamada indevida e, por isso, o Procon aguarda o recebimento da informação para dar prosseguimento ao processo. As outras duas estavam dentro dos requisitos e estão em andamento.

A partir de agora, as reclamações serão analisadas e, caso as informações sejam confirmadas, a empresa será notificada e terá até 30 dias para pagar uma multa ao órgão, que pode variar de R$ 212 a R$ 3,192 milhões, dependendo de fatores como o porte e o capital social da empresa. O Procon explica, no entanto, que a companhia ainda pode apresentar defesa e, caso não faça o pagamento no prazo estipulado, ainda pode ser acionada judicialmente, de modo que não há um prazo para o processo todo ser concluído.

Até a manhã desta quinta-feira, o cadastro para bloqueio de ligações de telemarketing contabilizava 39.393 linhas telefônicas fixas e móveis de todo Paraná. O total de consumidores que buscaram o serviço era de 21.694, já que cada usuário pode cadastrar mais de um número. A partir de 30 dias depois do cadastro efetuado, caso receba uma ligação de telemarketing, o consumidor deve anotar data e horário, número do telefone e nome da empresa prestadora do serviço para registrar ocorrência no órgão de defesa.

As empresas que utilizam o telemarketing também devem se cadastrar no site do Procon para ter acesso à lista de consumidores inscritos. A medida vale tanto para companhias sediadas no Paraná quanto para aquelas instaladas em outros estados.

O bloqueio também é valido para impedir ligações efetuadas por partidos políticos ou candidatos em períodos eleitorais. Ficam de fora das restrições apenas as entidades filantrópicas que usam o telefone para angariar recursos.

Cadastro

Para se cadastrar o consumidor pode acessar o site do Procon-PR, ligar para o telefone 0800-411512 ou ir pessoalmente em qualquer uma das 42 sedes municipais do órgão de defesa do consumidor no estado. É preciso informar o nome completo, RG, CPF, endereço, CEP, e-mail, além dos números de telefone que serão bloqueados.

O sistema é gratuito e funciona para qualquer linha fixa ou móvel do Paraná, com o código DDD entre 41 e 46. Somente o titular da linha poderá se cadastrar. Ele também pode, a qualquer momento, solicitar a sua retirada desse cadastro, se assim o desejar.

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