• Carregando...

A demanda dos consumidores por crédito registrou queda de 1,2% no ano passado na comparação com 2008, segundo pesquisa da Serasa. A alta de 4,5% registrada de julho a dezembro não foi suficiente para compensar a queda de 6,8% nos seis meses anteriores.

De acordo com a Serasa, a menor busca por crédito foi resultado da crise financeira internacional, "cujos desdobramentos atingiram a economia brasileira durante boa parte do primeiro semestre do ano passado", diz a entidade em nota.

Ainda na comparação com 2008, a maior queda na busca por crédito foi registrada entre os consumidores com renda mensal de até R$ 500. Entre esse público, a queda foi de 10,4%.

"Tal comportamento deve-se ao fato que, em geral, os consumidores de mais baixa renda, não costumam possuir reservas (ativos) que possam servir de amortecedores em momentos de crise. Assim, por serem mais vulneráveis, acabam por se retrair de maneira mais intensa, ao consumo financiado, face às maiores incertezas quanto ao seu fluxo de renda futura", explica a empresa.

Na outra ponta, entre os consumidores com renda superior a R$ 10 mil, no entanto, a busca por crédito teve alta de 1,3% na comparação com anterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]