• Carregando...

A produção de bens de capital (máquinas e equipamentos), que sinaliza o desempenho dos investimentos, registrou aumento de 1,2% em maio ante abril e alta de 38,5% na comparação com maio do ano passado, segundo divulgou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Houve queda, porém, na comparação com o mês anterior, na produção de bens de consumo (-0,5%), puxada pelos bens de consumo semi e não duráveis (-0,9%). Ainda ante o mês anterior, a produção de bens de consumo duráveis aumentou 0,1%. A produção de bens intermediários, nesse confronto, também aumentou 0,1%.

Na comparação com maio do ano passado, todas as categorias, além de bens de capital, registraram alta na produção: bens intermediários (15,8%); bens de consumo (7,5%); bens de consumo duráveis (15,4%) e semi e não duráveis (5,1%).

Média móvel e revisão

O índice de média móvel trimestral da produção industrial, considerado o principal indicador de tendência, registrou alta de 0,8% no trimestre encerrado em maio ante o terminado em abril segundo o IBGE. O resultado mostra uma desaceleração em relação aos índices de média móvel de abril (1,3%) e março (2,0%).

O IBGE divulgou também uma pequena revisão, motivada pela introdução de novos dados na série com ajuste sazonal, no resultado da produção industrial de abril ante março, de -0,7% divulgados anteriormente para -0,8%. O resultado de março ante fevereiro ficou inalterado, mas houve revisão também no dado de fevereiro ante janeiro, de 1,5% apresentados anteriormente para 1,4%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]