• Carregando...

Descoberta

HRT buscará gás natural na Amazônia

Agência O Globo

Com a conclusão dos testes de formação no poço 1-HRT-4-AM, a empresa independente de petróleo brasileira HRT confirmou ontem a existência de gás natural em escala comercial no bloco SOL-T-194, na Bacia do Solimões, situado a 25 quilômetros ao sul do Polo Urucu da Petrobras. Segundo a empresa, os testes indicaram um potencial de produção de 250 mil metros cúbicos diários de gás natural e 30 barris por dia de condensado – um tipo de óleo super leve.

No momento está sendo perfurado o quinto poço deste bloco. Ao todo, a HRT tem 55% de participação em 21 blocos terrestres na Bacia do Solimões. Conforme dados de certificadora internacional, a estimativa é que existam reservas totais na ordem de 449 milhões de barris de petróleo nos 21 blocos. A companhia explicou que, pelos testes realizados no poço, foi comprovada a existência de reservas de gás natural e condensado no referido bloco na Bacia do Solimões.

A produção brasileira de petróleo atingiu novo recorde histórico em novembro, revelou ontem a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Foram produzidos aproximadamente 2,188 milhões barris por dia (bpd) de petróleo, volume superior ao antigo recorde de 2,180 milhões de bpd registrado em dezembro de 2010. O volume também foi 4,8% superior ao reportado em novembro de 2010 e 4% maior do que o registrado em outubro de 2011.

A produção de gás natural em novembro passado foi de aproximadamente 68 milhões de metros cúbicos por dia (m3/d), a segunda maior já registrada no país, atrás somente de dezembro de 2010 (69,2 milhões de m3/d).

Pré-sal

No acumulado de petróleo e gás, a produção brasileira em novembro ficou em 2,615 milhões de barris de óleo equivalente (boe) por dia. Desse total, 188 mil boe diários foram provenientes do pré-sal (157,7 mil barris diários de petróleo e 5 milhões de m3 de gás natural). A produção do pré-sal, oriunda de nove poços, representou incremento de 17,5% em relação a outubro, segundo a ANP. "O poço 9BRSA716RJS, do campo de Lula, segue como o poço com maior produção de petróleo pelo sétimo mês seguido, com 27,3 mil barris por dia", destacou a agência.

Graças ao avanço da produção do pré-sal (Bacia de Santos), o estado de São Paulo superou a Bahia e se tornou o quarto maior produtor de petróleo e gás natural do país, em barris de óleo equivalente. A produção paulista é de aproximadamente 91,7 mil barris de óleo equivalente por dia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]