• Carregando...
Fábrica da Fiat, em Betim (MG): montadoras “encolheram” | Divulgação
Fábrica da Fiat, em Betim (MG): montadoras “encolheram”| Foto: Divulgação

Sombra

Valorização do real para combater a inflação ameaça recuperação

A intervenção do Banco Central para segurar o dólar abaixo dos R$ 2 preocupa a indústria. A medida, que busca conter a inflação a curto prazo, prejudica a concorrência dos produtos produzidos em território nacional e privilegia os importados, afirma o economista da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Roberto Zurcher.

O temor também fica por conta de uma eventual alta na taxa básica de juros, a Selic, para conter o avanço da inflação. "Seria um recurso natural, mas também muito prejudicial", completa.

Estável

O dólar fechou praticamente estável ante o real ontem, com queda de 0,05%. A cotação de venda ficou em R$ 1,9890. Foi o terceiro dia seguido de estabilidade.

A produção industrial brasileira fechou 2012 em queda de 2,7%. O resultado negativo foi puxado pela queda de 11,8% na produção de bens de capital ao longo de todo o ano. Com isso, o resultado anual foi o pior registrado desde 2009, ano da crise econômica internacional, quando a produção industrial caiu 7,4% no país. Em 2010 e 2011, a indústria brasileira cresceu 10,5% e 0,4%, respectivamente. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda foi considerada generalizada pela pesquisa. A contração atingiu 17 dos 27 segmentos, 50 dos 76 subsetores analisados. As maiores baixar ficaram por conta dos segmentos de automóveis, equipamentos industriais e de informática.

Para André Macedo, gerente da pesquisa, o fraco desempenho no ano foi resultado de uma soma de fatores. "O cenário de lenta recuperação e a baixa confiança do empresariado, conjugados com o cenário econômico mundial adverso e a presença de muitos produtos importados no mercado interno formam um conjunto de fatores que justificam este comportamento", afirma. Ele também acredita que o ajuste do nível de estoque das empresas freou a produção ao longo do ano.

Sinal de alerta

A forte queda da produção de bens de capital preocupa o setor. "Tem relação direta com a própria recuperação mais lenta desse empresariado e também uma leitura de que nesse momento não fosse necessário maiores investimentos para se atender uma demanda que está dada. Mas é um dado que acaba trazendo uma preocupação pela relação direta que bens de capital têm com a questão dos investimentos do parque produtivo industrial", afirma Macedo.

Para o economista Roberto Zurcher, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, a queda aponta a falta de otimismo do empresariado, mas as medidas governamentais podem começar a surtir efeito em 2013. "O governo trabalhou com muitas medidas setorizadas e de curto prazo. O resultado disso não aparece da noite para o dia. Com planejamento, é possível que o setor se recupere neste ano", explica. Como prova disto, ele aponta que os bens de consumo e intermediários deixaram de cair no segundo semestre. "São medidas que levam de seis a nove meses para surtir efeito", comenta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]