• Carregando...

Nacional

No Brasil, em setembro, a produção industrial recuou em oito dos 14 locais pesquisados. Das oito regiões que registram retração na produção industrial, os destaques ficaram com Pernambuco (-8,2%), Paraná (-2,4%) e Ceará (-2,2%). O maior avanço foi observado na Bahia (6,8%), seguido por Rio de Janeiro (4,4%) e Goiás (4,1%).

Leia a matéria completa.

A produção industrial paranaense encolheu 2,4% em setembro, comparado a agosto, informou nesta sexta-feira (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi o segundo pior entre os 14 locais que integram a Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física. Apenas a indústria de Pernambuco, com queda de 8,2%, teve resultado pior que o apresentado pelo Paraná.

O resultado ruim no mês, segundo o IBGE, fez a indústria paranaense eliminar parte do ganho de 5,4% no setor, que tinha sido acumulado em julho e agosto deste ano. Mas as altas dos meses anteriores seguraram a média do trimestre encerrado entre julho e setembro. Comparando esses três meses ao trimestre imediatamente anterior (abril a junho), com ajuste sazonal, a produção da indústria no Paraná teve aumento de 1,9%.

Já na comparação entre setembro de 2013 e setembro de 2012, a indústria paranaense cresceu 11,3%. O estado tem o segundo melhor resultado entre os locais pesquisados nesse confronto, atrás apenas de Goiás (12,8%). Das 14 atividades pesquisadas pelo IBGE nesse período, o Paraná teve crescimento em 10, com destaques para os setores de veículos automotores (39,2%), máquinas e equipamentos (16,2%) e de outros produtos químicos (28,1%).

O desempenho poderia ter sido melhor não fosse a baixa na produção nos setores de bebidas (-16%) e edição, impressão e reprodução e gravações (-5,3%). O IBGE cita como fator decisivo para o desempenho fraco nesses dois segmentos a diminuição na fabricação de refrigerantes, cervejas e chopes, no primeiro; e de livros, brochuras ou impressos didáticos, no segundo.

Acumulados

Entre janeiro e setembro de 2013, a indústria do Paraná acumula crescimento de 4%, comparado ao mesmo período de 2012. Na média, o setor que mais contribuiu para o desempenho foi o de veículos automotores (15,5%), com destaque para a subdivisão de caminhões e caminhões trator para reboques e semirreboques. Nesses nove meses, outros ramos com bons resultados foram máquinas e equipamentos (15%) e produtos químicos (14,3%).

No acumulado dos últimos 12 meses (outubro de 2012 a setembro de 2013), a produção industrial do Paraná regrediu 1,2%, ante o mesmo período entre 2011 e 2012. Nesse aspecto, o desempenho é o terceiro pior entre os locais pesquisados, atrás apenas do estado dos de Espírito Santo (-6,6%) e do Pará (-5,7%). Completam a lista dos estados com contribuições negativas nessa comparação Pernambuco (-1%) e Amazonas (-0,8%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]