• Carregando...

Genebra – Uma petição assinada por 4 mil entidades e produtores do Reino Unido será entregue hoje à Comissão Européia defendendo o "banimento imediato" da carne brasileira do mercado europeu por problemas fitossanitários. Os exportadores brasileiros devem ter um dia difícil em Bruxelas já que entidades da Escócia prometem apresentar "evidências" da falta de controle fitossanitário no país aos ministros da agricultura do bloco. Enquanto isso, em outro encontro, produtores irlandeses anunciarão aos deputados europeus o resultado de uma investigação e que provaria as falhas no controle da carne. Tentarão impressionar os deputados, com fotos e vídeos, mostrando como a produção de carne é feita no País.

A Comissão Européia vem fazendo uma série de avaliações sobre o produto nacional e, apesar das preocupações de seus próprios veterinários, não acredita que seja necessário um embargo imediato. Bruxelas sugeriu que seja dado até o final do ano para que o Brasil faça as mudanças necessárias, proposta que irá defender hoje tanto no Parlamento Europeu como diante dos ministros da Agricultura. Funcionários de alto escalão da Comissão ainda garantiram que não pensam em ceder às pressões dos produtores e alegam que o lobby é muito mais por questões comerciais que pela preocupação com a saúde do consumidor.

Mas os produtores não pensam em abandonar a causa. Ele acusam Bruxelas as autoridades européias de serem "complacentes", ao permitir a entrada do produto nacional supostamente em condições sanitárias irregulares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]