Apesar de a maior parte dos consumidores de orgânicos procurar os produtos livres de agrotóxicos para cuidar da saúde (72%), como mostra a pesquisa da Secretaria de Abastecimento de Curitiba, uma grande parcela compra pensando no meio ambiente. Para este público, as empresas investem em métodos ecológicos para diferentes tipos de produtos e serviços.
É o caso do restaurante orgânico Chauá. O administrador, Rogério Chimionato, pretende se inscrever para abrir uma filial no mercado permanente. Criado em 2003, o Chauá atende a cerca de 100 clientes por dia, com pratos a partir de R$ 6. Além dos alimentos, o empresário traz produtos orgânicos e ecológicos (livres de ingredientes derivados do petróleo e outros sintéticos ou de partes de animais) inéditos para a cidade, como produtos de limpeza e cosméticos.
Enquanto a onda ecológica ganha força entre brasileiros, foram os estrangeiros instalados em Curitiba os responsáveis pelo sucesso da rede de lavanderias Lavander Ecolaundring, que tem 10 unidades na cidade e 3 em Ponta Grossa e no litoral. "Os produtos de limpeza são biodegradáveis, os cabides, recicláveis, as máquinas usam hidrocarbono, que agride menos a natureza, e fazemos o reaproveitamento da água da chuva", conta a gerente, Mara Konopka.
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