• Carregando...

Férias, carnaval e sua máquina digital está cheia de fotos. Algumas ficaram perfeitas, mas outras, ao baixá-las no computador, estão com a luz estourada, meio escuras ou com uma cor esverdeada. Sem falar naqueles olhos que teimam em ficar vermelhos a cada flash. Não se preocupe, porque alguém já se preocupou por você. Programas disponíveis na internet já ajudam o usuário a corrigir todos esses pequenos detalhes. E o melhor: quase todos de graça.

Entre os mais conhecidos estão o Picasa (http://picasa.google.com) e o Gimp (http://www.gimp.org). No entanto, há também o Paint.net (http://www.getpaint.net) e o novo Adobe Photoshop Starter Edition (http://www.adobe.com) - uma espécie de Photoshop misturado com o Picasa. Ele tem as funções básicas de correção automática e manual do Photoshop e as de organizador do Picasa.

Organização

A primeira medida é organizar as fotos. Crie pastas para assuntos diferentes. Se, mesmo assim, o volume ainda for grande, faça subpastas. Em seguida, gire as fotos que são verticais, mas foram salvas "deitadas". Alguns programas fazem um alerta de que esta rotação pode causar perda de qualidade da imagem, mas isso raramente acontece.

Por último, nessa primeira etapa, aproveite para recortar as imagens. Os programas geralmente chamam essa operação de crop. Retire pessoas indesejadas, faça cortes para a imagem ficar mais bonita, seja criativo, teste. Afinal, no computador, sempre é possível voltar atrás.

Para garantir não perder a imagem inicial, salve-a em outra pasta ou pelo menos com um nome diferente. Assim, você sempre terá como começar tudo de novo. Tenha em mente que só testando é que você vai pegar o jeito.

Cores e brilho

Depois da organização e edição inicial chegou a hora de encarar a parte mais difícil, mudanças na imagem propriamente dita. Muitos programas fazem isso automaticamente. No entanto, nem sempre essas modificações são satisfatórias. Às vezes, as imagens se tornam mais escuras ou mais claras do que desejamos, aí, não há saída: é botar a mão na massa.

Primeiramente, retire os olhos vermelhos. Os programas costumam ter ferramentas específicas para isso. Se não tiverem, clique no preto e preencha com a cor onde está vermelho, na pupila. Tenha cuidado para não preencher também a íris, aquela parte que define a cor dos olhos.

Por último, é ter coragem e arriscar. Procure as ferramentas que corrigem brilho, contraste e cores. Faça testes. Usando as barras que representam cada cor, poderá deixar as fotos mais nítidas ou compensar a iluminação de um local. Fotos tiradas em locais iluminados por lâmpadas fluorescentes tendem a ter muito azul, enquanto cenas registradas em lugares com lâmpadas comuns ganham tons amarelados em excesso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]