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A lista de projetos prioritários para destravar a logística do Paraná – que inclui, entre outros itens, a modernização da Ferroeste e a criação de treze corredores rodoviários no estado – somam cerca de R$ 15 bilhões em investimentos, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil). O número foi apresentado ontem ao Fórum Permanente de Desenvolvimento, que reúne entidades e dirigentes da sociedade civil do estado. O objetivo foi justamente chamar a iniciativa privada ali representada a contribuir com ideias e parceiros efetivos.

Na discussão com o Fórum também surgiram dois pontos que precisam do apoio da sociedade civil para a sensibilização do governo federal. O primeiro deles é o desenrolar dos investimentos do Porto de Paranaguá. Com a Medida Provisória 595, a MP dos Portos, ainda em discussão no Congresso, a licitação e execução de obras do setor ficam centralizadas na Secretaria dos Portos. O pleito estadual é de que o novo marco regulatório volte atrás e contemple a possibilidade de que algumas ações sejam delegadas às administrações locais dos portos, como forma de dar a celeridade necessária aos processos. "Temos onze estudos de viabilidade que foram contratados para Paranaguá, mas que não podem ser homologados por causa da nova regra", afirmou o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.

Outro ponto é a formulação dos contratos de concessão de rodovias e ferrovias. "Os contratos precisam ser elaborados de uma maneira que a iniciativa privada se sinta atraída a investir, com segurança jurídica e taxas de retorno que sejam viáveis", disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

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