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Não é só com a conscientização dos turistas que os hotéis pretendem manter algum movimento depois do Natal e Ano Novo. Uma promoção nesta época, por mais simples que seja, sempre vai bem. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Cláudio Antunes, as tarifas nesta época de baixa temporada normalmente são 20% mais baixas. "É uma maneira de se tornar mais competitivo", sugere.

Mas nem todos apostam necessariamente em desconto de tarifa. O Crowne Plaza Curitiba pretende garantir parte da ocupação com a ceia de Ano Novo, a R$ 212 por pessoa, e pacotes promocionais que não envolvem a tarifa, mas serviços que normalmente são cobrados à parte, como o de Spa do hotel. " Não dá para baixar a tarifa, senão perdemos posicionamento de mercado", diz a gerente de hospedagem do hotel, Luciana Zanette. O pacote, diz ela, é um dos fatores que ajudou o hotel a alcançar uma taxa de ocupação de 40% em dezembro de 2005. O normal para este período de virada de ano é não passar dos 30%. "No ano passado fizemos uma iniciativa de vendas que renovamos este ano, para tentar alcançar o mesmo índice atípico do ano passado. Mais que isso é difícil, este é um período em que poucos vêm e a grande maioria fica só um dia", diz.

Nos restaurantes também há quem faça promoções. A pizzaria Bartoconte, por exemplo, vai dar 50% de desconto para quem pagar com cartão de crédito a sugestão da casa. "Abrimos recentemente e não queremos perder fluxo de clientes", conta o proprietário, Luciano Bartolomeu, diretor-executivo da Abrasel. Segundo ele, são muito poucos os restaurantes que reduzem preço por causa do período fraco de movimento. (PK)

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