• Carregando...
Promoção marca entrada da empresa na aliança oneworld | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
Promoção marca entrada da empresa na aliança oneworld| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste) entrou com ações cíveis públicas pedindo a revisão dos contratos dos programas de milhagem da Gol (Smiles) e da TAM (Multiplus). Segundo a coordenadora institucional, Maria Inês Dolci, os contratos sofrem alterações constantes e têm termos que dificultam que os consumidores possam efetivamente se beneficiar do serviço. As informações são da Agência Brasil.

"As regras vão mudando sempre em favor das empresas. Então, é importante que o Código de Defesa do Consumidor seja aplicado, para que um serviço, pelo qual ele já pagou, não fique limitado", ressaltou Dolci. Entre os pontos problemáticos, apontados pela ProTeste, está o aumento do número de pontos exigidos à medida que cresce a demanda por um determinado trecho.

As ações também pedem garantias para os usuários, como a de que os bilhetes adquiridos pelos programas de fidelidade tenham validade de um ano, como os comprados de outras formas. Na TAM, as passagens compradas com milhas valem por um prazo entre três e seis meses. Também é pleiteado que os pontos tenham validade ilimitada e que possam ser transferidos em caso de extinção do programa. "O que eles alegam que é um benefício. Na realidade você já pagou por isso e tem direitos", enfatizou Dolci.

A TAM informou, por meio de nota, que se manifestará nos autos do processo, após notificação. O Smiles disse que não foi notificado da ação, e não pode se pronunciar especificamente sobre o caso.

TAM creditará pontos em dobro para voos com parceiras

Folhapress

Ao longo do mês de maio, a TAM Fidelidade vai creditar pontos em dobro para todos os seus clientes que voarem com as companhias parceiras da aliança oneworld. A promoção marca a entrada da empresa na rede de alianças, oficializada ontem. Ainda como parte da promoção, quem tiver cartão de fidelidade das empresas da oneworld também pontuará em dobro ao voar pela TAM durante o mês de maio.

Realizada no hangar da TAM em Congonhas, a cerimônia também marcou a entrada da US Airways à mesma aliança. Assim como a TAM, cuja entrada na aliança é consequência da fusão com a LAN, a US Airways entra após a fusão com a American Airlines. LAN e American são fundadoras da oneworld.

Aliança

A mudança da StarAllian­ce para a oneworld não altera em nada os pontos acumulados no TAM Fidelidade. As categorias do programa também permanecem as mesmas.

Dentre os benefícios da oneworld estão 600 salas VIPs ao redor do mundo e uma tarifa de volta ao mundo, a oneworld Explorer, com a qual é possível dar a volta ao mundo voando pelas companhias parceiras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]