Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
WAP

Quanto custa navegar pelo celular

Você sabia que pode entrar na internet agora mesmo, com esse celular que carrega no bolso? Que pode acessar sites de notícias nacionais e estrangeiros? Pagar uma conta no banco? Fazer uma pesquisa no Google? Checar e-mails e até conversar com amigos num serviço de mensagens instantâneas como o MSN?

Para fazer tudo isso é necessário ter um aparelho que permita acessar páginas de internet móvel ou WAP – versões simplificadas dos sites adaptadas para o tamanho reduzido dos visores dos telefones.

Mas quanto custa essa brincadeira? Ao contrário do que o senso comum indica, é pouco (veja tabela). Um pacote mensal de 10 MB custa menos de R$ 40. E olhe que 10 MB em páginas WAP é muita, mas muita coisa. Para se ter idéia uma página simples desse tipo tem em média 3 kbytes. A operadora TIM, por exemplo, está com uma promoção até o fim do mês: R$ 9,90 por acesso ilimitado.

O método de cobrança, por volume da dados e não por tempo de conexão, causa muitas dúvidas aos usuários e as operadoras já perceberam isso. "A TIM Itália já desenvolve uma cobrança por tipo de aplicativo usado e o acesso ao portal da operadora é gratuito", cita Fabio Pascuzzo, diretor de serviços de valor agregado da companhia. Cristiano Horn, gerente de conteúdo premium da Vivo, concorda: "O preço por volume de dados não é muito fácil de ser entendido pelo cliente".

Navegação

Navegar, por sua vez, é fácil. Basta iniciar o browser localizado no menu principal do aparelho. Uma vez conectado, o usuário é direcionado para o site da sua operadora, onde encontrará uma série de produtos para download como toques musicais, vídeos, papéis de parede e jogos. Muitas instituições bancárias já possuem suas páginas WAP, nas quais é possível ver saldos, pagar contas e efetuar transferências. Sites de informação, portais de internet e até a megaenciclopédia Wikipedia têm versões para celulares.

Caso não haja links para esses sites na página inicial de sua operadora – o que é bem provável que aconteça – o jeito é deixar a "segurança" da homepage e mergulhar na rede por conta própria. Para isso, deve procurar a opção "ir para..." no browser do telefone e digitar o endereço desejado.

Para não se perder na rede, o velho Google é sempre um bom ponto de partida. Ao teclar o endereço do site no telefone, a pessoa é levada a uma versão do buscador para celulares. Clicando nas opções, é possível pesquisar em toda a internet, só páginas WAP ou só imagens. (JPP)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.