• Carregando...

Você sabia que pode entrar na internet agora mesmo, com esse celular que carrega no bolso? Que pode acessar sites de notícias nacionais e estrangeiros? Pagar uma conta no banco? Fazer uma pesquisa no Google? Checar e-mails e até conversar com amigos num serviço de mensagens instantâneas como o MSN?

Para fazer tudo isso é necessário ter um aparelho que permita acessar páginas de internet móvel ou WAP – versões simplificadas dos sites adaptadas para o tamanho reduzido dos visores dos telefones.

Mas quanto custa essa brincadeira? Ao contrário do que o senso comum indica, é pouco (veja tabela). Um pacote mensal de 10 MB custa menos de R$ 40. E olhe que 10 MB em páginas WAP é muita, mas muita coisa. Para se ter idéia uma página simples desse tipo tem em média 3 kbytes. A operadora TIM, por exemplo, está com uma promoção até o fim do mês: R$ 9,90 por acesso ilimitado.

O método de cobrança, por volume da dados e não por tempo de conexão, causa muitas dúvidas aos usuários e as operadoras já perceberam isso. "A TIM Itália já desenvolve uma cobrança por tipo de aplicativo usado e o acesso ao portal da operadora é gratuito", cita Fabio Pascuzzo, diretor de serviços de valor agregado da companhia. Cristiano Horn, gerente de conteúdo premium da Vivo, concorda: "O preço por volume de dados não é muito fácil de ser entendido pelo cliente".

Navegação

Navegar, por sua vez, é fácil. Basta iniciar o browser localizado no menu principal do aparelho. Uma vez conectado, o usuário é direcionado para o site da sua operadora, onde encontrará uma série de produtos para download como toques musicais, vídeos, papéis de parede e jogos. Muitas instituições bancárias já possuem suas páginas WAP, nas quais é possível ver saldos, pagar contas e efetuar transferências. Sites de informação, portais de internet e até a megaenciclopédia Wikipedia têm versões para celulares.

Caso não haja links para esses sites na página inicial de sua operadora – o que é bem provável que aconteça – o jeito é deixar a "segurança" da homepage e mergulhar na rede por conta própria. Para isso, deve procurar a opção "ir para..." no browser do telefone e digitar o endereço desejado.

Para não se perder na rede, o velho Google é sempre um bom ponto de partida. Ao teclar o endereço do site no telefone, a pessoa é levada a uma versão do buscador para celulares. Clicando nas opções, é possível pesquisar em toda a internet, só páginas WAP ou só imagens. (JPP)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]