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| Foto: Alexandre Martins Xavier/Divulgação

Uma seguradora decidiu mapear os acidentes de trânsito ocorridos nos primeiros quatro meses do ano em Curitiba. A ideia era saber o que é mais frequente para tentar evitar novos acidentes e prejuízos. A empresa pagou R$ 8,8 milhões em sinistros nas mais de 1,5 mil colisões registradas. E uma das conclusões do levantamento é que o risco de bater o carro em Curitiba é maior no horário comercial de uma quarta-feira. É o que o diretor de sinistro de automóvel do Grupo BB e Mapfre, Rogério Esteves, explica em entrevista à repórter Lana Canepa Mundim.

O que esse levantamento mostrou?

O resultado mostrou um padrão no mínimo surpreendente para os nossos técnicos. As batidas não acontecem mais nos fins de semana, como imaginado. Em Curitiba, 20% dos acidentes foram em horário comercial de uma quarta-feira. O principal motivo seria a falta de atenção dos motoristas. A gente acaba entrando no automático, está longe do fim de semana seguinte e já acumula cansaço da semana. É nesse momento que a pessoa perde a atenção e os acidentes ocorrem. Em segundo lugar aparece a sexta-feira, dia em que as pessoas costumam ir trabalhar de carro para sair depois do expediente. O dia em que registramos menos acidentes nas ruas de Curitiba foi terça-feira.

A pesquisa também mostrou que os homens batem muito mais o carro. É porque eles são maioria entre os clientes?

Nem tanto. As mulheres já representam 40% dos clientes com carteira de seguro de automóvel na empresa. É que elas são muito mais cautelosas mesmo. As curitibanas se envolveram em 361 batidas, enquanto os homens respondem por 1.179 casos. Essa diferença já é conhecida no mercado, tanto que o seguro fica um pouco mais barato para elas. O levantamento foi elaborado com base nos atendimentos realizados pelo P.A.R.E. (Posto de Atendimento Rápido Especializado) Curitiba. Além da capital, o espaço atende os segurados de mais de dez cidades da região.

O que vocês pretendem fazer com o resultado do levantamento?

O estudo nos ajuda a criar campanhas de conscientização mais direcionadas ao público que tem maiores chances de se envolver em um acidente. É para poder trabalhar melhor essas políticas e tentar evitar riscos que analisamos esses dados.

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Mais ração nos Campos Gerais

Mais uma fábrica de ração animal vai ser instalada na região dos Campos Gerais. A Capal Cooperativa Agroindustrial vai investir R$ 60 milhões para produzir 640 mil toneladas em uma planta dentro de sua área industrial, em Arapoti. A previsão é de um faturamento anual de R$ 416 milhões. O início das obras será em agosto.

Junto com a Batavo e a Castrolanda, a Capal também constrói um frigorífico para suínos na cidade de Castro. As Cooperativas ABC trabalham no incentivo à suinocultura e apostam no aumento da criação para gerar demanda para a indústria de rações.

Em março, a Mars Brasil anunciou a instalação de sua primeira fábrica no Paraná, na cidade de Castro, para produzir ração destinada a pets.

Potencial moveleiro

O potencial dos polos moveleiros do Paraná será o tema da série de seminários que a Federação das Indústrias promove a partir de amanhã em várias regiões do estado, como preparação para o 4.º Congresso Moveleiro, marcado para setembro. Os três primeiros seminários serão em Rio Negro (dia 10), Pato Branco (dia 11) e Francisco Beltrão (dia 12).

Em julho, outros municípios receberão o evento. Cada encontro vai reunir empresários, estudantes e representantes de entidades vinculadas ao setor. Mais informações estão disponíveis no site www.congressomoveleiro.org.br.

Direito Corporativo

O escritório Martinelli Advocacia Empresarial, especializado no mercado corporativo, inaugura nesta semana nova sede em Curitiba, como parte das comemorações dos 15 anos de atividade. No Paraná, além da capital, a empresa atua no agronegócio atendendo as regiões de Cascavel, Campo Mourão, Londrina e Maringá. Em todo país são 12 escritórios.

Flores

Especializada no comércio de flores, a Esalflores espera fazer mais de mil entregas no dia dos namorados. A data costuma dobrar o volume médio de vendas da empresa, que está há 15 anos nesse mercado. Isso significa vender num só dia 20 mil rosas vermelhas. Sem contar os acompanhamentos oferecidos: chocolates, pelúcias e bebidas.

Destino Foz

Foz do Iguaçu é a quarta cidade brasileira mais procurada para eventos de negócios, segundo a ICCA (sigla internacional que em português significa Associação Internacional de Congressos e Convenções). Perde apenas para as capitais Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Já o turismo de lazer faz da cidade o segundo destino mais cobiçado por turistas estrangeiros.

No ano passado, cerca de 1,7 milhão de turistas passaram pelo Aeroporto Internacional das Cataratas.

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