• Carregando...

Emprego formal Curitiba tem queda de 1,49% em dezembro

Curitiba teve, em dezembro, a maior queda no número de vagas de emprego dos últimos dez anos, em comparação com o mesmo mês da última década. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Na capital paranaense foram perdidas 8.798 vagas, numa queda de 1,49%, superando o dezembro de 2003, cuja diminuição foi de 1,30%. Mesmo assim, o ano de 2008 terminou com a quarta geração de empregos formais dos últimos dez anos, que foi de 5,12%, inferior aos anos de 2004, 2006 e 2007.

A redução, segundo o Dieese, foi motivada pelos efeitos da crise financeira internacional que estourou em setembro.

O resultado negativo do mês foi puxado pela indústria de transformação, que teve queda de 3,12%, e pelo setor de serviços, responsável por 51% dos empregos da capital e que teve decréscimo de 1,04%.

O único setor da economia que apresentou aumento de vagas de emprego foi o de serviços industriais de utilidade pública (concessionárias de serviços como eletricidade e saneamento) que registrou aumento de 0,22%. As contratações alteraram pouco o número total, pois abriu apenas 41 vagas. O setor emprega pouco mais de 18 mil pessoas na capital, num universo de quase 580 mil trabalhadores empregados na economia formal na cidade.

Com estes dados, entre as 12 principais capitais do Brasil, Curitiba foi melhor apenas que Manaus, no Amazonas, que teve queda de 3,6%.. Nos dados de janeiro a dezembro de 2008, Curitiba obteve o nono maior crescimento, superando Brasília, Belém e Manaus.

Você conhece alguém que perdeu o emprego recentemente? Comente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]