• Carregando...

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, a GE explicou que o racionamento de energia de 2001 e a mudança no perfil do consumo de lâmpadas, queda nas vendas de incandescentes, foram responsáveis pelo fechamento da fábrica de Maria da Graça hoje. Ao todo foram demitidos 900 funcionários.

A empresa informa que a reestrutração no setor de iluminação é mundial. Segundo a GE as mudanças estruturais começaram há 18 meses e incluíram o fechamento de fábricas, transferências, redução e dispensa de empregados na Europa, Canadá e México. Na América Latina, o processo começou em 2007, quando foi fechada a unidade de produção de lâmpadas no Chile.

Segundo a GE, os empregados da fábrica de Maria da Graça, foram informados hoje de seu fechamento, cujo processo será gradual, terminando até meados do próximo ano. A GE Iluminação manterá sua presença no mercado de lâmpadas fornecendo produtos de unidades que possui em outros países, sem prejuízos para clientes e consumidores.

A transição será iniciada em 2008, quando começarão os desligamentos. Os 900 empregados da unidade foram comunicados pela empresa que terão direito a um plano de benefícios, que inclui, além do apoio financeiro, um programa de aconselhamento e planejamento por meio de um Centro de Orientação e Capacitação Profissional.

O plano será oferecido individualmente para cada empregado a partir das próximas semanas e o programa de aconselhamento permanecerá por até seis meses após o desligamento. Esse processo será realizado por empresa especializada na condução de processos de transição, junto com o departamento de RH da GE Iluminação.

- É um momento difícil, mas necessário para a empresa. A realidade do negócio é que os custos para se manter uma fábrica são crescentes, enquanto sua rentabilidade tem queda contínua, quando seus produtos já não respondem às demandas do mercado. Queremos continuar a atender o consumidor da melhor forma possível e vamos fazer isso - afirma o diretor de Relações Institucionais da GE, Newton Galvão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]