• Carregando...
 | Sossella
| Foto: Sossella

A noite de terça-feira será de festa para varejistas e marqueteiros do Paraná. A partir das 20 horas serão entregues três dos mais importantes prêmios do setor no estado: o Top Universitário, o Top de Marketing e o prêmio Personalidade, promovidos pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, capítulo Paraná (ADVB-PR). Segundo o presidente da entidade, Rodrigo Turra, o número de cases participantes neste ano é três vezes maior que em 2006. Isso porque, neste ano, a premiação passa a ser feita por setores.

Gazeta do Povo — Por que o prêmio foi setorizado?Rodrigo Turra — Sem a distinção, como aconteceu ao longo de muitos anos, pequenas empresas competiam com grandes bancos, operadoras de telefonia e rede de lanchonetes. São propostas e verbas de marketing muito distintas. E nosso objetivo é premiar as melhores idéias, independente do porte.

Como são definidos os premiados?As empresas escrevem os cases, que são avaliados por uma comissão julgadora. Neste ano foram 35 pessoas, entre executivos, membros da ADVB do Paraná e de outros estados e estudantes. No caso das personalidades, cada um dos mais de 100 associados pode indicar dois nomes.

Qual é a proposta?Nosso objetivo é reconhecer as melhores práticas de marketing e também o talento dos profissionais do estado, o poder de realização que eles têm.

Em tempo: O evento, para convidados, ocorre no Teatro Positivo, no Unicenp, às 20 h desta terça-feira, dia 27.

***

Crédito em Paranaguá

O Sicredi deve fazer um aporte de R$ 200 mil para a instalação de uma cooperativa de crédito em Paranaguá. A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) vinha defendendo a implantação de uma entidade de crédito, mas não havia o capital inicial necessário para o empreendimento. O negócio deve ser fechado nos próximos dias. A expectativa da Aciap é amortizar o financiamento no prazo de 24 meses, com o lucro gerado pelas operações.

200 anos

Essa parece história de pescador. A Aciap e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), que nos últimos anos divergiram em praticamente tudo, da manutenção de equipamentos à instalação de escritórios no pátio de triagem de caminhões, devem firmar uma parceria até o fim do ano. O objetivo é desenvolver uma campanha institucional em comemoração aos 200 anos da abertura dos portos brasileiros, feita por D. João VI em 28 de janeiro de 1808.

Trato no vidro

A seguradora Liberty Seguros promove uma semana de recuperação de vidros de automóveis, em Ponta Grossa, de graça. A promoção começa amanhã e vai até sábado, na filial dos Campos Gerais. Clientes e não clientes podem ter os vidros com trincas consertados. Se a reparação não for possível, os motoristas terão desconto de 10% para a troca. A ação é uma estratégia de divulgação da empresa na região.

Controle

A empresa de refeições coletivas Risotolândia, com sede em Curitiba, criou uma holding para gerenciar seus negócios. A companhia irá segmentar suas áreas de atuação — merendas escolares, refeições empresariais e atendimento de penitenciárias — em subsidiárias, que passarão a ser controladas pela holding. A Risotolândia fornece cerca de 240 mil refeições ao dia e tem 140 contratos no estado e 15 em Santa Catarina. O anúncio oficial ao mercado será no dia 29.

Da terrinha

Ao que tudo indica, o grande número de descendentes de italianos e alemães no sul do país tem influência no gosto por determinadas marcas de automóveis na região. Pelo menos na visão do presidente da francesa Citroën no Brasil, Sergio Habib. Esse fator, segundo ele, explica o desempenho da japonesa Toyota por aqui. Enquanto em São Paulo — grande reduto de imigrantes japoneses — a empresa detém 6% de participação, no Sul esse porcentual está em cerca de 2%. A italiana Fiat, com 25% em São Paulo, tem 26% no Paraná e 16% em Porto Alegre.

Santo de casa

Vale lembrar, também, que as montadoras costumam ter bons resultados nos estados onde têm fábricas, como é o caso da Renault, no Paraná. Essa característica de mercado pode ajudar a Toyota a elevar suas vendas no Paraná, se ela confirmar a construção no estado da sua nova fábrica no Brasil.

Parceria

Há 27 anos no mercado imobiliário do Paraná e de Santa Catarina, a Dimensão Imóveis acaba de fundar a Dimensão Personal para atender a incorporadora paulista Abyara, uma das maiores empresas de incorporação imobiliária do Brasil. O primeiro empreendimento em Curitiba será um conjunto de 5 torres de 28 andares, com 560 apartamentos, no bairro Jardim Botânico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]