• Carregando...
O aposentado Jonas Nunes e a fatura que cobrava o serviço que não foi contratado: vendedor se fez passar por outra pessoa | Brunno Covello / Gazeta do Povo
O aposentado Jonas Nunes e a fatura que cobrava o serviço que não foi contratado: vendedor se fez passar por outra pessoa| Foto: Brunno Covello / Gazeta do Povo

Saiba como se defender de golpistas

O advogado especialista em direito do consumidor João Nieckars recomenda que os clientes nunca se rendam ao marketing direto. "Recebeu uma ligação informando aquela super promoção que só vale para hoje? Ficou interessado? Anote os dados e desligue. Você pode retornar a ligação e ter certeza de que as informações são verídicas para só depois passar dados pessoais e contratar qualquer serviço", aconselha o advogado.

Outra dica importante é, sempre que possível, não informar os dados pessoais por telefone. E, quando isso for inevitável, anotar o número do protocolo. Ele é a garantia de que o seu pedido pode ser checado mais tarde. "A principal arma do cliente é informar às empresas que não quer os seus dados pessoais divulgados, se o pedido não for cumprido, a briga pode ir para a justiça", diz Nieckars.

Serviço

Bloqueio

Cadastre-se no Procon para escapar do telemarketing.

O Procon oferece um serviço a consumidores que não querem receber ligações de telemarketing. É só se cadastrar pelo site www.procon.pr.gov.br.

A ficha de cadastro está na capa, dentro do item Serviços/Consumidor. É recomendável colocar os primeiros seis digitos do CPF como senha. Trinta dias depois, as empresas não são mais autorizadas a fazer contato para oferecer produtos e serviços. Quem insistir pode levar multa.

"Tem que ser muito atento para não pagar pra bandido. Por telefone, não passo dados meus, se quiser confirmar tem que me mandar email para eu registrar. "

Jonas Nunes, aposentado que foi vítima de vazamento de informações pessoais.

Há dois anos o funcionário público aposentado Jonas Nunes recebeu uma ligação em casa. Do outro lado da linha, uma pessoa se identificou como funcionário da empresa de telecomunicações Oi, da qual ele era cliente na época. O suposto funcionário pedia a confirmação dos dados pessoais para uma mudança no cadastro que seria obrigatória por lei, a separação da cobrança dos serviços de internet da conta de telefone.

Todos os dados foram confirmados. Na fatura seguinte veio uma surpresa: a conta não havia sido separada e o aposentado recebeu uma cobrança extra de outra empresa, a UOL, que fornece o serviço de provedor de internet.

Mesmo após contato informando o erro, a cobrança continuou por mais dois meses – só parou quando o aposentado exigiu que lhe apresentassem a gravação telefônica que comprovaria o pedido. "Foi malandragem mesmo. Repassaram os meus dados pessoais sem minha autorização. Não sei como eles conseguiram livre acesso ao meu cadastro", afirma o ex-cliente.

As empresas denunciadas negam irregularidades. A Oi afirmou que a empresa não autoriza terceiros a realizar nenhum tipo de abordagem junto aos seus clientes. A UOL disse que essa iniciativa não condiz com os procedimentos de venda da empresa.

Inseguro

Para o professor José Simão de Paula Pinto, coordenador do Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da UFPR, o Brasil ainda está órfão de uma política de segurança para os dados pessoais. "Eu não conheço nenhum sítio na internet em que você coloque os seus dados pessoais e, no mesmo processo, consiga informar que não quer os seus dados usados para outros fins", diz.

O primeiro passo, segundo o especialista, é fazer uma pesquisa no Procon para saber se existem queixas de outros consumidores em relação à empresa. Uma segunda garantia, quando os dados são fornecidos pela internet, é certificar-se que estão sendo armazenados de forma criptografada, mais segura. "O mundo virtual é muito perigoso, a gente sempre deixa rastros e facilita acesso a dados pessoais. Cadastros de clientes são negociados indevidamente longe dos nossos olhos. É preciso ficar atento", afirma o professor.

Consentimento

O código de defesa do consumidor prevê que os dados pessoais de um cliente só podem ser repassados a outra empresa com o consentimento da pessoa exposta. Mas não existe punição legal definida para quem descumpre essa regra.

Secretaria quer regulamentar acesso

A Secretaria de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça terminou a consulta pública de um anteprojeto de lei que trata da regulamentação da proteção de dados. A assessoria do ministério informou que a intenção é assegurar ao cidadão a titularidade sobre os seus dados pes­soais. Entre as propostas está a criação de um setor responsável nas empresas pela segurança dos dados do cliente e o cumprimento do que já prevê o código de defesa do consumidor: dados só podem ser repassados com a autorização do cliente.

As punições previstas vão desde multa, suspensão do banco de dados e até das atividades da empresa. O projeto ainda vai passar pelo ministério da Casa Civil para só depois ser encaminhado ao Congresso Nacional. A tramitação não deve terminar ainda este ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]