• Carregando...

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu nesta terça-feira a primeira licença para uma emissora de rádio AM do Rio de Janeiro realizar testes com a tecnologia digital, a Rádio Mundial. A rádio Excelsior, de São Paulo, também foi autorizada pela agência a fazer os testes. As duas têm prazo até agosto de 2007 para fazer as transmissões digitais e verificar a qualidade de áudio, a área de cobertura, ruídos e interferências.

As emissoras vão usar a tecnologia "Sistema de Radiodifusão Sonora Digital IBOC (In-Band On-Channel)", um dos dois sistemas aprovados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). O outro sistema aprovado pela UIT é o americano "Digital Radio Mondiale (DRM)".

As rádios deverão apresentar à Anatel, no prazo de 60 dias, relatório inicial com as características utilizadas na transmissão digital e a descrição dos testes. As emissoras vão pagar R$ 1,2 mil pelo direito de exploração do serviço e pelo direito de uso de satélite.

As rádios FM já autorizadas a realizar os testes com a tecnologia IBOC são: Rádio Vox 90, Americana/SP; Rádio Cultura de Campinas, Campinas/SP; Rádio Santo Antônio de Posse Stereo Som, Santo Antônio de Posse/SP; Rádio 99 FM Stereo, São Paulo/SP; Sompur São Paulo Radiodifusão, São Paulo/SP; Rádio Itapema FM de Porto Alegre, Porto Alegre/RS; Rádio Excelsior São Paulo/SP.

As emissoras AM (Onda Média-OM) que também estão experimentando a tecnologia americana são: Sistema Atual de Radiodifusão, Itapevi/SP; Rádio Sociedade da Bahia, Vera Cruz/BA; Rádio e Televisão Bandeirantes, São Paulo/SP; Rádio Gaúcha, Porto Alegre/RS; Rádio Tiradentes, Belo Horizonte/MG; Rádio e Televisão Record, São Paulo/SP.

Duas emissoras de Brasília estão testando o sistema DRM: Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília e Radiobrás.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]