• Carregando...

As concessionárias começam hoje a vender carros com preços novos devido ao aumento na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Para carros 1.0, ela sobe de zero para 1,5%, enquanto veículos flex com motores de 1.0 a 2.0 terão a alíquota aumentada de 5,5% para 6,5%. Em um carro popular que custa em torno de R$ 25 mil, a correção será de aproximadamente R$ 400. Hoje também sobem os impostos das motos. O IPI passa de zero para 3,5% e volta a ser cobrada alíquota cheia do Cofins para motocicletas com até 150 cilindradas, o que representa um aumento de 3% nos preços.

A correção no IPI vai ser gradativa e continua até dezembro. Nas concessionárias, a expectativa é sobre como as montadoras vão lidar com o aumento. "Os preços que vínhamos praticando deixam de valer a partir desta quinta-feira. Vamos ver como o mercado vai reagir e como será a política da montadora para ajustar uma ação de marketing mais agressiva", diz Jean Jacques Reis de Santana, gerente de vendas da Fórmula Renault.

Na Champagnat, revenda Chevrolet, a tabela com 1,5% de aumento já chegou. "Vamos ver como vai ser a política da montadora agora. Por enquanto ela não comunicou se vai dar um desconto para compensar o IPI", diz a gerente de vendas Silvana Zanlorenzi.

É possível que nos próximos dias o consumidor ainda encontre algumas unidades faturadas antes do fim da redução do IPI. "Temos cerca de 200 carros entrando no estoque e que mantêm o desconto. É o suficiente para dez dias de vendas", afirma o gerente de vendas da Servopa Ricardo Kennedy Brunkow.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]