• Carregando...
A capa de A Dança dos Dragões: cadê o capítulo 26? | George Martin
A capa de A Dança dos Dragões: cadê o capítulo 26?| Foto: George Martin

O livro mais vendido da semana foi recolhido das livrarias na quinta-feira. O mercado estima que a editora Leya tenha de arcar com um prejuízo de cerca de R$ 1 milhão pela falha. Tudo isso porque A Dança dos Dragões, quinto volume da saga As Crônicas de Gelo e Fogo, do americano George R.R Martin, foi publicado no Brasil sem seu 26º capítulo, traduzido por aqui como "O Soprado pelo Vento". A Leya não esclareceu o que motivou o sumiço.

Para fontes do setor, a pressa pode ter sido a causa do problema. Os leitores da narrativa de fantasia adulta escrita por Martin aguardavam um livro inédito desde 2005 – ano de lançamento do quarto volume (O Festim dos Corvos), publicado aqui pela Leya em fevereiro deste ano. Lançada nos Estados Unidos em julho de 2011, a nova história começou a ser transposta ao português para o Brasil no fim do ano passado. As 864 páginas foram traduzidas em aproximadamente seis meses, e o processo de revisão – correção de erros e conferência da edição – durou apenas dois dias. Os exemplares chegaram às livrarias na última segunda, sem que ninguém da Leya notasse a ausência de dez páginas: o livro foi impresso e distribuído com "apenas" 854.

Graças ao alerta de fãs da saga nas redes sociais, na quinta veio o recall da obra, que teve tiragem de 150 mil exemplares, com preço médio de R$ 54,90 cada um. Apenas na Livraria Cultura, 600 exemplares foram devolvidos à editora na quinta. Sobrou apenas um espaço vazio na prateleira em que estava A Dança dos Dragões.

Agora os envolvidos tentam entender em que momento do processo de produção "O Soprado pelo Vento" se perdeu. Pascoal Soto, diretor-geral da Leya, confirma que o capítulo havia sido traduzido. "Só é perdido no processo de edição algo que existe", disse. A coordenação editorial da obra foi terceirizada, da preparação do original até a versão final do texto em português, ao Estúdio Sabiá. A Carochinha Editorial assina a diagramação. O último arquivo da obra passou por revisão da Leya, que fez o envio para a gráfica. Em comunicado, a editora assumiu a culpa e informou que houve "falha no processo editorial".

Os novos exemplares vão chegar às livrarias em 2 de agosto. Quem comprou o livro incompleto vai poder trocá-lo a partir dessa data. Os leitores que não quiserem esperar já podem ler "O Soprado pelo Vento" na internet.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]