• Carregando...
 |
| Foto:

Já saiu a sua?

Para saber se sua restituição foi liberada, consulte o site www.receita.fazenda.gov.br ou ligue para o Receitafone (146).

Embora tenha melhorado desde outubro, o ritmo em que a Receita Federal está liberando as restituições do Imposto de Renda ainda é o mais lento desde 2009.

INFOGRÁFICO: Valor liberado pela Receita neste ano foi 9% menor que em 2012

Contando com o lote que vai depositar no dia 18, a Receita terá devolvido aos contribuintes R$ 10,6 bilhões desde o início do cronograma de 2013, em junho. O valor é 14% menor que o desembolsado no mesmo período do ano passado, já considerada a inflação. O número de contribuintes incluídos nos seis primeiros lotes também baixou 14%, para 9,2 milhões.

Até o mês passado, a queda no montante depositado era de 24%, em termos reais, em relação a igual período de 2012. O total de beneficiados, por sua vez, era 30% menor.

Embora a Receita afirme que a liberação dos lotes obedece a um cronograma "previamente estabelecido", alguns tributaristas e especialistas em finanças públicas veem na demora em devolver a restituição um reflexo dos problemas de caixa do governo federal.

Últimos lotes

O número de pessoas que declararam o imposto cresceu 2% em 2013, chegando a 27,4 milhões. Se 40% delas forem reembolsadas, como ocorreu no ano passado, o número de contribuintes com direito a devolução chegará a 11,1 milhões.

Isso quer dizer que a Receita terá de restituir quase 2 milhões de pessoas no mês que vem, quando sai o sétimo e último lote do calendário regular de restituições. O órgão é obrigado a devolver todo o IR excedente até dezembro, à exceção das declarações que caíram na malha fiscal.

O sexto lote, cuja consulta estará disponível a partir das 8 horas de hoje, contempla pouco mais de 2,1 milhões de contribuintes, que receberão ao todo R$ 2,1 bilhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]