i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
imposto de renda

Receita libera consulta ao 3º lote de restituições do IR nesta quarta-feira

O pagamento está previsto para quarta-feira da próxima semana, dia 15

    • Infomoney
    • 07/08/2018 15:46
     | /
    | Foto: /

    A Receita Federal vai liberar nesta quarta-feira (8), a partir de 9h, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda. O crédito bancário para 2.852.737 de contribuintes será realizado no dia 15 de agosto, totalizando o valor de R$ 3,6 bilhões. 

    LEIA TAMBÉM >> Saques do PIS/Pasep serão retomados nesta quarta-feira (8)

    Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, com a entrega de declaração retificadora.

    Veja o calendário de consulta e pagamento da restituição do IR:

    >> 3º lote, em 15 de agosto
    >> 4º lote, em 17 de setembro
    >> 5º lote, em 15 de outubro
    >> 6º lote, em 16 de novembro
    >> 7º lote, em 17 de dezembro

    Como consultar se a sua restituição do IR vai sair

    Para saber se sua declaração foi liberada, o contribuinte pode fazer uma consulta no site da Receita na internet (http://idg.receita.fazenda.gov.br/), no aplicativo da Receita ou ligar para o Receitafone (146).

    A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

    Os valores serão depositados na conta-corrente ou poupança indicada na declaração. Se a restituição for liberada, mas o dinheiro não estiver na conta, o contribuinte terá que procurar uma agência do Banco do Brasil para fazer o saque ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. A restituição ficará disponível no banco durante um ano.

    Vale lembrar que o valor pago nos meses posteriores ao primeiro lote têm correção pela Selic, a taxa básica de juros, que está atualmente em 6,50%. Dúvidas? Ligue para o Receitafone, no número 146, ou entre no site da Receita Federal

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.