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Quem costuma andar pelo centro de Curitiba com fome e somente alguns trocados no bolso certamente conhece o segredo do sucesso da Pão de Queijo Casa de Sucos e Lanches. As sete lanchonetes da rede estão posicionadas estrategicamente em pontos de fluxo intenso de pessoas. As fachadas são de um amarelo que salta aos olhos, e a placa deixa claro para que público o negócio está voltado: "Pão de Queijo: R$ 0,17. Seis por R$ 1". Ideal para muita fome e pouco dinheiro. Diariamente, 30 mil unidades do salgadinho são consumidos na região central – 5 mil por loja.

A receita do pão de queijo assado em incessantes fornadas diante do público chegou de Cascavel há quatro anos. O proprietário da marca, Hermes Anzolin, estava de férias em Curitiba quanto decidiu se instalar na capital.

O segredo do preço baixo, segundo a esposa dele, Ivonete, é a produção em grandes quantidades – e não a falta de queijo, como alguns acusam. "A diferença é que a massa não é assada, como é feito em outras panificadoras", diz. "Por isso as pessoas têm a impressão de que os outros pães, que custam até R$ 2, têm mais queijo. O nosso só é mais leve", conta. O carro-chefe da casa leva polvilho, óleo, muitos ovos, sal e açúcar, leite e queijo mussarela.

O segundo produto mais procurado é a "cueca-virada", cuja receita, criada pela mãe de Ivonete, foi transformada para ficar mais macia. Cada uma das sete lanchonetes vende a espantosa quantia de 10 mil unidades dos dois produtos por dia.

Para não sofrer com o encalhe dos salgados e doces, Ivonete lançou uma promoção difícil de acreditar. Entre 18h30 e 19h, horário de fechamento, dois salgados custam R$ 1,50 – fora da promoção, o preço unitário é de R$ 1,70. "É para acabar com tudo mesmo. E não fica nada na estufa", diz.

Outro segredo está sobre a mesa do escritório da proprietária. Pelo computador, ela controla as imagens de cada canto das sete lojas. "Quando tem funcionária conversando e balcão sujo, ligo e pergunto se elas precisam de ajuda", diz. Cada loja tem uma média de sete funcionários, que recebem cursos de noções de qualidade a cada três meses.

A obsessão por tomar conta pessoalmente dos detalhes fez com que a primeira franquia, em São José dos Pinhais, só fosse concedida há poucas semanas. "Tivemos muita procura, e só aceitamos porque é alguém da família", explica. A nova loja abre esta semana na Rua Visconde de Nácar, com lua cheia. "É para dar sorte", diz Ivonete. Os próximos pontos surgirão de seus passeios pelo centro de Curitiba, quando ela aproveita para "namorar" os mais bem situados. "Fico olhando os pontos disponíveis e já me apaixono, imaginando se uma loja daria certo."

Somadas às lojas Pão de Queijo Master abertas por um sobrinho, a marca já tem 15 lanchonetes. Sem formação na área, o casal Anzolin acredita na simplicidade. "Sempre fomos do nosso jeito simples, mas não pensávamos em abrir tantas lojas em tão pouco tempo."

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