• Carregando...
Conheça alguns aparelhos compatíveis com a tecnologia 3G |
Conheça alguns aparelhos compatíveis com a tecnologia 3G| Foto:

Com a oferta crescente de netbooks e notebooks com tecnologia 3G integrada, é provável que você já tenha tudo o que precisa para compartilhar sua banda larga sem usar fios e nem se dê conta disso. O truque que atende pelo termo ad hoc (para este propósito, em latim) dispensa roteadores para a criação de uma rede Wi-Fi doméstica.

"Minha primeira rede ad hoc ligava três computadores", conta o analista de suporte paulista Diego Thetinski Rodrigues, 24 anos. "Fiz algumas pesquisas e me interessei por esse tipo de rede devido à sua facilidade, já que dispensam um ponto central de acesso."

Ao contrário do que acontece nas redes de infraestrutura – mais disseminadas pelas instalações em casas e empresas –, nas redes ad hoc os computadores enviam dados diretamente entre si e não a uma terceira peça (o ponto de acesso ou roteador), que se torna responsável pelo gerenciamento do tráfego de informações.

Para irradiar o sinal da banda larga pelo ar e permitir que outros aparelhos – seja o desktop, o notebook ou consoles como o PSP e o DS (veja matéria ao lado) – acessem à web sem perder a mobilidade, abra as Propriedades de Rede do Windows e configure uma rede ad hoc.

No Windows Vista, com apenas oito cliques é possível criar uma rede ad hoc. Já no Windows XP, o processo é um pouco mais longo e exige algumas idas e vindas no menu de rede.

Mas não são apenas os que usam o sistema criado por Bill Gates os beneficiários possíveis de uma rede ad hoc. Usuários do Ubuntu, um dos "sabores" do Linux, também podem criar uma rede ad hoc clicando no ícone de rede sem fios no topo da tela. Uma caixa de diálogo se abrirá para que sejam preenchidos o nome da rede, o protocolo de segurança e a senha de acesso.

Quem se sentir à vontade com linhas de comando, pode seguir por esse caminho. Depois de abrir a raiz do sistema, deve digitar o comando # cat /proc/net/wireless, que verifica a existência de uma placa wi-fi. Ativá-la e permitir o modo ad hoc com as linhas # ifconfig eth1 up e # iwconfig eth1 mode Ad-Hoc (onde eth1 é a identidade da placa na máquina). Para terminar o trabalho é preciso dar um nome e uma senha: digitando # iwconfig eth1 essid nomeda rede e # iwconfig eth1 key restricted s:senha123, onde tanto nome darede e senha123 são escolhas pessoais.

As redes ad hoc são consideradas inseguras, pois é possível criá-las sem protocolos de criptografia. Também perdem em alcance: os dispositivos precisam estar a uma distância máxima de 9 metros uns dos outros.

Outros aparelhos podem ser "pendurados"

Além de permitir a conexão de outros computadores wi-fi, o compartilhamento de conexão também é uma excelente forma de colocar seus outros aparelhos navegando na internet.

Como é uma rede wi-fi convencional, a conexão compartilhada permite que diversos aparelhos fiquem conectados simultaneamente. O único inconveniente é que a conexão é compartilhada, isto é, a banda fica dividida de acordo com o uso de cada aparelho. Mas, como pouca gente acessa com todos os aparelhos ao mesmo tempo, isso não chega a ser um problema.

Smartphones compatíveis são facilmente conectados na rede ad hoc, basta seguir os mesmos passos para encontrar uma rede wi-fi. Depois, basta colocar a senha e navegar. O iPhone e o iPod Touch também são compatíveis com a rede compartilhada.

Os videogames de última geração também conectam facilmente às redes ad hoc. O PSP foi o primeiro com funcionalidade wi-fi integrada. É só habilitar no menu do console para estabelecer a conexão. No PlayStation 3 o método de conexão é exatamente o mesmo.

O Wii também conecta-se facilmente às redes ad hoc. É só entrar no menu de sistema do console, selecionar a rede wi-fi – o Wii permite que se tenha até três perfis de rede configurados, mas apenas um pode ser usado – e conectar. No Nintendo DS, a conexão é mais complexa, mas é só seguir as instruções da Nintendo para configurar um roteador wi-fi convencional que é possível estabelecer o link.

No Xbox 360, o processo é praticamente instantâneo. Basta usar o acessório wi-fi do console, vendido separadamente, que ele se conecta à rede ad-hoc do Windows.

O único inconveniente de conectar o Xbox 360 e o Play-Station 3 dessa forma é que a visualização de arquivos de áudio, músicas e vídeos com o computador que está compartilhando a conexão é impossibilitada.

Isso acontece porque toda a largura de banda da conexão wi-fi fica reservada justamente para a conexão ad hoc. É possível navegar pela internet na máquina que compartilha a conexão para as outras, mas não acessar a funcionalidade wi-fi para nada além do compartilhamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]