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Os consumidores fizeram pilhas de produtos nos caixas | Albari Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Os consumidores fizeram pilhas de produtos nos caixas| Foto: Albari Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Depois da compra, os clientes tiveram que carregar os produtos porque as lojas não entregam as mercadorias

  • Movimento desde as 6 horas da manhã no Magazine Luiza do Centro de Curitiba
  • Fila dobrava esquina desde a madrugada

As já tradicionais megaliquidações de janeiro no comércio varejista atraíram milhares de pessoas nesta sexta-feira (8) em várias cidades do país. Na região central de Curitiba, quando as lojas abriram as portas às 5 horas, as filas de clientes se estendiam pelas calçadas. Só a rede Ponto Frio vendeu 300 mil itens nas 455 unidades pelo Brasil, que equivale a sete dias normais de vendas.

Segundo o Ponto Frio, o resultado foi 30% superior ao de 2009. Cerca de um milhão de consumidores passaram pelas lojas da rede em dez estados brasileiros e no Distrito Federal. A rede decidiu estender a liquidação, com descontos de até 70%, também para o sábado (9).

No Magazine Luiza, a primeira a realizar as megaliquidações, o movimento foi de 4,5 milhões de consumidores em toda sua rede, em sete estados. O faturamento da rede nas oito horas de liquidação foi de R$ 75 milhões, superando a Liquidação Fantástica de 2009 que atingiu a marca de R$ 70 milhões.

Foram dois milhões e setecentos mil itens colocados à venda. Ao final da liquidação, segundo a rede, as lojas estavam praticamente vazias. No sábado, as lojas do Magazine Luiza abrem com o Sábado Fantástico para os clientes que não puderam aproveitar a sexta-feira para realizar suas compras.

Corrida

Para garantir alguma comodidade aos clientes, a rede Magazine Luiza instalou banheiros químicos em frente ao estabelecimento localizado na Rua Emiliano Perneta e ofereceu café e pipoca gratuitamente para os que viravam a noite nas calçadas.

A entrada dos consumidores foi feita aos poucos, com a liberação de pequenos grupos por vez para evitar tumultos. Mesmo assim, quem entrava, não perdia tempo e se agarrava no que pudesse, já que a maior parte dos produtos em promoção era de peças de mostruário.

O carpinteiro Antenor Modesto Faria levou a família inteira logo cedo para as compras. Em alguns minutos, já havia carregado computador, televisor, aparelho de DVD, micro-ondas, espremedor de frutas, secador de cabelo, grill, ferro de passar roupas e panelas, e ainda procurava mais produtos para levar.

Outras grandes redes com lojas localizadas na região central de Curitiba, como as lojas Colombo e a Casas Bahia também realizaram liquidações. Na Colombo, a liquidação começou na quinta-feira (7) e continuará até o sábado. Na Casas Bahia, o saldão teve início no dia 2 e seguirá até o fim da semana.

Pela internet

Também é possível economizar sem enfrentar a multidão. A opção é aproveitar o "saldão" na internet. Pela primeira vez neste ano, mais de 40 redes varejistas se uniram para "queimar" as sobras do Natal. Lojas Marisa, Ricardo Eletro, Le Postiche, Bayard, por exemplo, fazem parte do site www.saldaonainternet.com.br.

Coordenado pela empresa Braspag, especializada em soluções de pagamento na internet, a megaliquidação virtual ganhou uma proporção inesperada. "A intenção inicial era reunir nesse site cerca de 100 produtos em liquidação e umas 15 lojas", afirma a gerente geral da Braspag, Verena Chopin Stukart. Mas, em razão do baixo custo da promoção, o site conseguiu reunir mais de 40 lojas e cerca de 200 produtos, explica a executiva.

Desde o dia 26, quando o saldão começou, até quarta-feira (6), o site recebeu mais de 200 mil acessos. Vários itens, como tocador de música digital (MP4), geladeira, GPS e tábua de passar roupas, estão esgotados. "Já estamos planejando o saldão do Dia das Mães pela internet", diz ela, que espera faturamento de R$ 15 milhões. (Agência Estado)

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