• Carregando...

São Paulo – Os produtos de marcas próprias das redes varejistas devem registrar crescimento de 20% neste Natal e prometem novidades para atrair o consumidor. De acordo com o comitê de marcas próprias da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), entre os novos itens, que custam em média 10% menos, estão brinquedos, eletroeletrônicos e panetones de sabores diferenciados.

Segundo a coordenadora geral da indústria do Comitê Abras de Marcas Próprias, Neide Montesano, existem atualmente 42 mil itens de marcas próprias e o segmento está em crescimento. "O consumidor avalia o custo benefício e, quando deixa de consumir a marca líder, opta pela marca própria porque leva o nome da rede varejista", diz.

Para as ceias de Natal e reveillon, as redes apostam em produtos inovadores como panetones lights e de sabores diferenciados como banana com chocolate, pão de mel, além das aves consumidas nesta época.

Entre os presentes, os consumidores poderão escolher brinquedos e eletroeletrônicos, como DVD player e aparelhos de som.

Neide diz ainda que as marcas próprias apresentam crescimento entre as classes mais baixas. Até o ano passado, os principais consumidores do segmento pertenciam às classes A e B. Isso porque as classes D e E compram em mercados de vizinhança, que não têm marca própria.

Além do preço de alguns produtos ser mais acessível, pesquisa encomendada pela Abras aponta que 16% dos consumidores escolhem os itens em razão da qualidade. "Eles têm preço mais acessível porque não há grandes investimentos em marketing e propaganda. Por isso, os supermercados investem na qualidade, avaliando freqüentemente as indústrias fornecedoras, afinal, não podem colocar em risco sua credibilidade", diz Neide.

Estimativa

Entre as redes que têm marca própria, o Carrefour prevê aumentar as vendas de panetones que levam seu nome entre 10% e 20%. De acordo com a rede, serão comercializadas 500 mil unidades, alta de 15% em relação a 2005. A rede também vai lançar neste uma ave tipo "fiesta" de marca própria.

O Wal-Mart espera um crescimento de 40% nas vendas dos panetones de marca própria, que é o terceiro item mais vendido nas padarias das lojas desde 15 de setembro. O Grupo Pão de Açúcar informou que aguarda um crescimento de 10% na venda de seus produtos de marca própria.

No Brasil, os 42 mil produtos de marcas próprias representam 6% das vendas totais do varejo brasileiro, correspondente a quase R$ 7 bilhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]