• Carregando...
Visão da City londrina, o distrito financeiro da capital inglesa: país cresceu apenas 0,7% durante todo o ano passado | Toby Melville/Reuters
Visão da City londrina, o distrito financeiro da capital inglesa: país cresceu apenas 0,7% durante todo o ano passado| Foto: Toby Melville/Reuters

Os últimos três meses do ano passado foram os piores para a economia do Reino Unido em quase 30 anos e indicam que a recessão no país, agora oficial, será profunda e duradoura. O Produto Interno Bruto (PIB) britânico retrocedeu 1,5% no quarto trimestre em relação ao trimestre anterior, a maior queda desde 1980, quando o país enfrentava uma profunda recessão. A economia já vinha de uma queda de 0,6% nos três meses de julho a setembro, e o recuo por dois trimestres seguidos confirma que o país está oficialmente em recessão, pela primeira vez desde 1991.

O resultado foi tão ruim que derrubou o crescimento anual em 2008 para apenas 0,7%, o pior desde 1992, e levou analistas a preverem até dois anos seguidos de retração anual do PIB. Para 2009, a estimativa é a de um recuo de até 4% na sexta maior economia do planeta. "Os números apenas enfatizam quão ruim é a situação. Nossa previsão agora é de uma queda de 3% a 4% neste ano e de crescimento negativo anual também em 2010", disse Neil Prothero, analista da consultoria Economist Intelligence Unit.

Enxurrada ruim

Os números de ontem se somam a outras más notícias para a economia da Grã-Bretanha. O desemprego não para de subir, está muito próximo dos 2 milhões (6,1%) e pode chegar a 3 milhões até o final do ano. No mercado de câmbio, a libra caiu de um pico de US$ 2,11 há alguns meses para US$ 1,35, a mais baixa cotação em 23 anos. Em relação ao euro, está próxima da paridade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]