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Symbol é a aposta da Renault para o segmento de sedãs médios | Divulgação
Symbol é a aposta da Renault para o segmento de sedãs médios| Foto: Divulgação

A Renault do Brasil apresentou ontem, em Curitiba, o sedã compacto Symbol, fabricado na Argentina e que chega para aposentar o Clio Sedan. A novidade é maior e mais sofisticada que seu antecessor e ficará posicionada entre o Logan e o Mégane, com preço inicial na faixa de R$ 40 mil. O carro vem equipado com motor1.6 16V, flex e disponível em versões do Logan e do Sandero. Ele é fabricado na planta de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O Symbol tentará brigar com as versões mais sofisticadas do VW Voyage, Fiat Siena e Peugeot 207 Passion, além do VW Polo Sedan.

O Symbol é o último produto do "Plano Renault Mercosul Contrato 2009", que previa lançar seis novos veículos no mercado sul-americano em três anos. Os primeiros foram o Mégane Sedan, Mégane Grand Tour, Logan, Sandero e Sandero Stepway. Além de Argentina e Brasil, o Symbol atende outros países como Colômbia, México, Chile, Uruguai, Peru e Paraguai.

O evento de apresentação do carro, no Expo Unimed Curitiba, na Universidade Positivo, contou com a presença do recém-empossado presidente da Renault no Brasil e no Mercosul, Jean-Michel Jalinier (ex-diretor geral da marca na Rússia), e do seu antecessor Jérôme Stoll, que agora assumiu o posto de vice-presidente Comercial do Grupo Renault, diretor geral da região Europa e também irá comandar a divisão mundial de veículos utilitários.

Apresentado no Salão de Moscou em agosto de 2008, o Symbol também é conhecido como Thalia em algumas regiões do planeta. Suas linhas seguem as dos últimos lançamentos da marca. A dianteira foi inspirada na do Sandero, enquanto que a traseira lembra a do Mégane Sedan. Por dentro, o três-volumes utiliza linhas mais agradáveis que as dos seus irmãos menores. Está mais para Mégane do que para Logan, incluindo ar-condicionado com comandos digitais. O painel é quase o mesmo do Clio 2003, que foi reestilizado na Europa e continuou igual aqui. A capacidade do porta-malas é de 506 litros.

Livina

Hoje será a vez da Nissan do Brasil mostrar o monovolume Livina na capital paranaense. O carro será fabricado em São José dos Pinhais e terá motores 1.6 e 1.8 litro flexíveis. O Livina chega na versão com capacidade para levar cinco ocupantes – em breve a marca japonesa também produzirá por aqui o Grand Livina, para sete passageiros. Este será o quinto lançamento da Nissan depois da implantação do plano Shift Mercosul. Dentro da lista de programação estão: Murano, Sentra, Tiida, Nova Frontier e Livina (com a versão Grand).

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