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O diretor-geral da Renault no Mercosul, Jérôme Stoll, durante o lançamento do Sandero Stepway. | Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
O diretor-geral da Renault no Mercosul, Jérôme Stoll, durante o lançamento do Sandero Stepway.| Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

O presidente mundial da aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, anunciou ontem, durante o 18º Congresso da Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave), em Curitiba, que a montadora francesa deve superar ainda neste ano as metas estabelecidas da unidade brasileira para 2009. A programação inicial era a de atingir, apenas no ano que vem, a marca de 106 mil carros vendidos num só ano. Mas a Renault deve fechar 2008 com 130 mil veículos comercializados, dos 156 mil produzidos.

Segundo o executivo, a antecipação do número é resultado do forte aquecimento do mercado automobilístico brasileiro. A empresa fechou o primeiro semestre com crescimento de 91,6% no volume de vendas – número três vezes superior à média do mercado nacional – comparado ao mesmo período de 2007. O bom resultado fez a empresa rever sua meta e anunciar, para o ano de 2010, a produção de 200 mil unidades no Brasil.

Confiante de que o crescimento do setor automotivo no país será sustentável nos próximos anos – apesar das turbulências nos mercados europeu e norte-americano, que vêm apresentando índices negativos – Ghosn anunciou também o lançamento de dois novos modelos das montadoras para o mercado brasileiro.

A novidade da Renault é o Sandero Stepway, uma edição esportiva do compacto Sandero, que chega no mês de outubro para competir com o Ford Ecosport, o CrossFox, da Volkswagen, e o Idea Adventure, da Fiat. O modelo é o quinto dos seis lançamentos no Brasil programados pela Renault para os países do Mercosul, e o segundo lançamento mundial da marca concebido no país.

"Este será o nosso astro no Salão do Automóvel em São Paulo. É o mais brasileiro dos modelos da Renault até hoje e reafirma a confiança da empresa no país", afirmou o presidente da Renault no Brasil e diretor-geral no Mercosul, Jérôme Stoll.

Simultaneamente, a Nissan anunciou sua entrada no segmento brasileiro de carros de passeio com o Livina, que chega ao mercado no primeiro semestre de 2009. Membro da família de carros globais da montadora japonesa, o modelo será fabricado na unidade de São José dos Pinhais e chega para competir com o Honda Fit.

A Nissan fechou o primeiro semestre deste ano com 9,7 mil unidades comercializadas, apresentando crescimento de 130% comparado ao mesmo período do ano anterior – o melhor resultado da história da montadora no Brasil, desde o início das operações em 2001.

Volks

Também esta semana, a Volks anunciou que antecipou, de dezembro para outubro, o lançamento do Gol na versão sedan – derivado do Novo Gol. O último sedan pequeno da empresa foi o Voyage, produzido entre 1981 e 1996.

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