Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tecnologia

Renault vai montar carro elétrico em Itaipu

Produção começa em 2014, com peças vindas da Europa. Sem homologação no Brasil, veículos funcionarão somente na área da hidrelétrica

As duas empresas querem fabricar 32 exemplares do Twizy a partir do ano que vem | Divulgação
As duas empresas querem fabricar 32 exemplares do Twizy a partir do ano que vem (Foto: Divulgação)

A francesa Renault e a Itaipu lançaram ontem um projeto para montar o carro elétrico Twizy no Brasil a partir do início de 2014. O veículo, de dois lugares, enquadrado na categoria de quadriciclo na legislação brasileira, foi lançado em 2012 pela montadora e atualmente é fabricado na França.

Inicialmente serão montadas 32 unidades, em regime SKD, que virão desmontadas da Europa. Por enquanto o modelo – que ainda não tem homologação no Brasil – não será vendido no mercado e será de uso restrito dentro da área de Itaipu. "O objetivo é conhecer o modelo e desenvolver uma cadeia de fornecedores nacionais", diz Celso Ribeiro Novais, chefe da assessoria de mobilidade elétrica sustentável de Itaipu.

Entre as prioridades, está o desenvolvimento de itens como bateria, responsável por 50% dos custos do carro, e do motor e da parte eletrônica dos veículos (20% dos custos). Não há prazo para a nacionalização, mas ela deve demorar pelo menos dois anos e pode reduzir os custos da peça em até um terço.

A estratégia deve ajudar a baratear os preços do carro elétrico, que hoje esbarra na falta de uma política de incentivos para viabilizar sua venda no país. Como não há uma categoria de tributação para o carro elétrico, o IPI para esse tipo de carro hoje é de 25%. O imposto de importação é de 35%. Na França, ao contrário, o Twizy, não paga imposto e custa 7 mil euros. "A ideia é começarmos modestamente. Produzir no Brasil depende da demanda do consumidor. E essa demanda só vai existir quando houver uma política tributária adequada. O consumidor gosta da ideia do carro elétrico, mas não quer pagar mais por isso. E essa é a estratégia da Renault", diz o presidente da montadora do Brasil, Olivier Murguet.

Dentro da usina existem hoje 200 eletropostos, onde são carregados os modelos elétricos. Na Europa, o Twizy roda em cidades e rodovias de perímetro urbano. O veículo tem autonomia de 45 a 80 quilômetros, potência de 17 cavalos e recarga de 3 horas e meia.

Desde 2006, Itaipu vem desenvolvendo tecnologia movida a energia para veículos, como automóveis, ônibus e caminhões. Segundo Novais, já foram desenvolvidos 80 modelos entre protótipos, testes e ensaios com marcas como Fiat, Agrale e Iveco, dentre outras. A atual linha tem capacidade para montar entre 40 e 50 veículos elétricos por ano e um novo galpão será usado para o projeto com a Renault, que poderá ser ampliado no futuro.

O carro elétrico é uma das principais apostas mundiais do grupo Renault, que está investindo 4 bilhões de euros na tecnologia e já lançou, além do Twizy, os modelos Fluence, Kangoo e Zoe que funcionam com energia elétrica, além do Leaf, em parceria com a coligada Nissan. Atualmente 2 mil engenheiros estão trabalhando nessa área. No mundo, a Renault já vendeu 100 mil veículos elétricos.

A repórter viajou a convite da Renault

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.