• Carregando...
Restaurante Pata Negra, de Curitiba, terá lugar na feira: casas temáticas são tendência | Walter Alves/ Gazeta do Povo
Restaurante Pata Negra, de Curitiba, terá lugar na feira: casas temáticas são tendência| Foto: Walter Alves/ Gazeta do Povo

Mão de obra é o principal gargalo do setor de restaurantes

Confira a entrevista com Júnior Durski, curador da feira Mundo Gastronômico e proprietário dos restaurantes Madero e Durski

Leia a entrevista completa

Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) apontam que em 2011 o setor da alimentação fora do lar faturou cerca de R$ 215 bilhões frente aos R$ 183 bilhões do ano anterior, o que representa um salto de 18%. Nos últimos 20 anos, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor tem crescido 7% ao ano. Este é o setor que a Feira Mundo Gastronômico, que abre hoje no ExpoRenaultBarigui, pretende atingir. Até o dia 19 de agosto, o local abrigará aulas, palestras e workshops para profissionais, empresários e interessados no segmento de cozinha gourmet. A programação completa e mais detalhes sobre o evento estão disponíveis na revista Bom Gourmet, que circula hoje com a Gazeta do Povo.

O crescimento do setor de restaurantes acontece em função do aumento da renda dos brasileiros e a dificuldade de deslocamento entre casa e trabalho. Atualmente, cerca de 26% dos brasileiros comem fora de casa todos os dias. Em Curitiba, o índice fica em 30%, acima da média nacional.

Para o diretor executivo da Abrasel no Paraná, Luciano Bartolomeu, este número ainda deve a aumentar. "É a comodidade, a relação da mulher com o mercado de trabalho e a concorrência dos restaurantes, principalmente de comida a quilo, que conseguem oferecer alimentação com qualidade, na quantidade que a pessoa precisa, a preços competitivos", avalia. Nos Estados Unidos, por exemplo, metade das pessoas almoça ou janta em bares e restaurantes.

Com este aumento na procura, o número de restaurantes na cidade também cresce em ritmo acelerado. Já são 18 mil bares e restaurantes em Curitiba, um crescimento de 10% nos últimos 12 meses.

Além de maior quantidade, os serviços estão se qualificando cada vez mais para disputar o público. "Temos em Curitiba um circuito de restaurantes para as classes A e B que evoluiu muito a ponto de virarem atrativos turísticos", explica o coordenador do curso de Gastronomia da Universidade Positivo, Dario Paixão. Outro sinal da evolução da qualidade do serviço na cidade apontado por ele é a grande variedade de tipos de estabelecimentos. "Existem uma série de restaurantes temáticos e especializados que evidenciam esta procura. Em outros tempos não víamos tantas opções de cozinha japonesa, espanhola ou mexicana", exemplifica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]