Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Araucária

Repar teve parada não programada de duas semanas em dezembro

Refinaria ficou fora de operação entre os dias 21 de dezembro e 2 de janeiro para manutenção de um equipamento

Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária: problema técnico levou à paralisação da produção. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária: problema técnico levou à paralisação da produção. (Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)

A Petrobras confirmou nesta quinta-feira (8) uma parada não programada de quase duas semanas da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, por problema em equipamento. A companhia frisou que o mercado foi abastecido conforme o programado.

Dirigentes sindicais disseram na quarta-feira (7) que a unidade U-2200 de craqueamento da refinaria, que tem capacidade para processar 208 mil barris/dia, foi paralisada em 21 de dezembro e religada no início de janeiro.

"O retorno à operação ocorreu no dia 2 de janeiro, atendendo aos procedimentos de segurança na intervenção. Neste período, o mercado foi abastecido conforme programado", disse a Petrobras em nota à Reuters, sem dar mais detalhes.

Histórico de problemas

A parada não programada é o segundo problema sério de operação na Repar em um ano. Um incêndio na unidade de destilação atmosférica da refinaria fechou a unidade por quase um mês, no fim de 2013.

O último problema na Repar, que fornece cerca de 10% do combustível produzido no Brasil, ameaçou seriamente o abastecimento de gasolina na parte norte de Santa Catarina, disse um funcionário da indústria com conhecimento direto do sistema de distribuição de combustíveis do país.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.