• Carregando...
Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária: problema técnico levou à paralisação da produção. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária: problema técnico levou à paralisação da produção.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Veja os incidentes mais recentes envolvendo a Repar

Agosto de 2010 – Uma explosão no duto de uma caldeira assustou os moradores da região onde fica a Repar. A Petrobras divulgou na época que o acidente não atrapalharia a produção de derivados de petróleo.

Novembro de 2013 – Na noite do dia 28 de novembro de 2013 houve uma explosão na Repar, em sua Unidade de Destilação U-2100. A produção na refinaria foi paralisada e houve ameaça de greve por parte dos petroleiros, que vinham reclamando de problemas de segurança na Repar. A produção foi prejudicada por dois meses.

Dezembro de 2013 – Dias depois do acidente, a Superintendência Regional do Trabalho interditou a U-2100 por entender que faltava segurança para os funcionários da estatal. Na época, foi constatado que a refinaria vinha operando acima da capacidade de produção.

Maio de 2014 – Uma explosão danificou parte da unidade de fabricação de nafta. Não houve vítimas e nem paralisação na produção.

Agosto de 2014 – Uma falha em uma bomba fez com que toda a produção tivesse que ser direcionada para o sistema de alívio da refinaria, provocando chamas na refinaria. O incidente foi registrado na Unidade de Craqueamento da Repar.

Dezembro de 2014 – Um problema em um equipamento da Unidade de Craqueamento U-2200 paralisou a produção na Repar por quase duas semanas. A Petrobras não divulgou se o problema trazia risco de acidentes.

A Petrobras confirmou nesta quinta-feira (8) uma parada não programada de quase duas semanas da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, por problema em equipamento. A companhia frisou que o mercado foi abastecido conforme o programado.

Dirigentes sindicais disseram na quarta-feira (7) que a unidade U-2200 de craqueamento da refinaria, que tem capacidade para processar 208 mil barris/dia, foi paralisada em 21 de dezembro e religada no início de janeiro.

"O retorno à operação ocorreu no dia 2 de janeiro, atendendo aos procedimentos de segurança na intervenção. Neste período, o mercado foi abastecido conforme programado", disse a Petrobras em nota à Reuters, sem dar mais detalhes.

Histórico de problemas

A parada não programada é o segundo problema sério de operação na Repar em um ano. Um incêndio na unidade de destilação atmosférica da refinaria fechou a unidade por quase um mês, no fim de 2013.

O último problema na Repar, que fornece cerca de 10% do combustível produzido no Brasil, ameaçou seriamente o abastecimento de gasolina na parte norte de Santa Catarina, disse um funcionário da indústria com conhecimento direto do sistema de distribuição de combustíveis do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]