Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Petróleo

Repsol aceita proposta de indenização por expropriação da YPF

A petroleira espanhola Repsol aceitou a proposta de indenização da Argentina pela expropriação da YPF no ano passado. O governo de Cristina Kirchner ofereceu uma compensação financeira no valor de US$ 5 bilhões. Em reunião na tarde desta quarta-feira em Madri, o conselho administrativo da Repsol aprovou por unanimidade o acordo.

A petroleira detinha 51% das ações da YPF quando a Argentina decidiu nacionalizar a empresa, em abril de 2012. Desde então, a espanhola vinha exigindo o pagamento de sua parte. A Repsol pedia US$ 10 bilhões. Tanto a Repsol quanto o governo argentino ainda não esclareceram como será feito o pagamento. O Ministério da Economia argentino havia informado que a quantia seria paga em forma de títulos.

O acordo prevê que a Repsol retire as ações judiciais contra a Argentina pela expropriação da YPF. A petroleira aguardará as garantias do ressarcimento com bônus do governo argentino para poder retirar as queixas do Ciadi, tribunal do Banco Mundial para disputas comerciais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.