• Carregando...

Além da viabilidade econômica, o futuro de uma empresa está diretamente ligado a sua responsabilidade socioambiental. Em um conceito mais amplo, a sobrevivência de toda sociedade depende desta preocupação. "Não adianta brincar de ganhar dinheiro se uma empresa não for ambientalmente sustentável. Ou ela corre o risco ter um passivo ambiental muito maior do que foi capaz de ganhar em dinheiro e, assim, desaparecer", alerta o ecologista Francisco Milanez, que trabalha como consultor de empresas para a área ambiental. "Temos recursos finitos e isto deve ser a base da organização de uma sociedade inteligente", defendeu ele, ontem durante o segundo e último dia do Fórum da Liberdade Paraná, realizado no Cietep.

A importância da responsabilidade socioambiental foi um dos debates. Além de Milanez, participaram do painel o diretor-presidente da Suzano Holding S.A., David Feffer, e o presidente do Grupo Orsa, Sérgio Amoroso.

Para Milanez, o desenvolvimento sustentável pressupõe sustentabilidade ambiental e, principalmente, respeito, por parte das empresas, à cultura de cada região onde estão instaladas. "Companhias ambientalmente responsáveis se adaptam ao lugar para saber como podem colaborar com aquela comunidade. Impor uma mudança da cultura local pode até aumentar o ganho financeiro da população, mas tira delas os valores que permitem que elas sejam felizes."

Recursos

Esta é a preocupação do Grupo Orsa, segundo o seu diretor-presidente. As ações se produzem em todos os locais onde a companhia atua mas, principalmente, nos arredores da Jari Celulose, instalada na Amazônia, entre o Pará e o Amapá, e comprada pelo grupo em 2000. Nas terras compradas pela Orsa, vivem cerca de 14 mil pessoas, distribuídas em 98 comunidades. "Nosso maior desafio é encontrar soluções sociais e econômicas para essas comunidades e até para as cidades vizinhas", diz Amoroso. "Além disso, existe uma degradação grande do meio ambiente por conta do extrativismo irresponsável dos últimos 35 anos naquele espaço."

Segundo Amoroso, o grupo destina 1% de todo seu faturamento bruto para a Fundação Orsa, que centraliza as ações socioambientais. "Assim podemos ter um planejamento de médio e longo prazo." Entre os anos de 1994 e 2005, este porcentual significou transferir para a fundação R$ 113,5 milhões. Caso alguém entenda o investimento como um gasto exagerado, o empresário justifica com uma comparação: o PIB brasileiro cresceu, no mesmo período, 36%, enquanto o faturamento da empresa aumentou 278%.

A Suzano Holding, segundo o seu presidente David Feffer, adota um modelo de gestão que leva em consideração três pontos-chave: inovação, governança corporativa e responsabilidade socioambiental. Foi a partir deste tripé que nasceu o "reciclato", produzido através de papel reciclado. "Podemos fabricar papel da celulose virgem (das árvores), ou a partir da reciclagem", explica. Até 1975, a empresa comprava este insumo para produção de papel reciclado das chamadas aparistas. Com a criação do Instituto Eco Futuro, naquele ano, a Suzano incentivou a criação de cooperativas para fazer a captação e venda destas sobras de papel.

"Ajudamos a criá-las e fornecemos equipamentos para tirar pessoas das ruas e garantir a elas uma inclusão social de verdade." Hoje a Suzano paga às cooperativas o mesmo valor pago para as empresas, o que garante renda aos cooperados. "Além disso, 2% do faturamento com o reciclato retorna em investimentos no próprio instituto." Cerca de 3,7 mil pessoas já foram beneficiadas com o projeto, segundo Feffer.

Documento

O Fórum da Liberdade do Paraná foi realizado neste ano pela primeira vez em Curitiba, mas já é promovido desde 1988 pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) em Porto Alegre (RS). A partir dos debates, será criada uma "agenda estratégica para o Brasil", formatada pelo programa Ação Política Empresarial da Rede de Participação Política do Empresariado, ligada ao Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O documento – com propostas de reformas política, fiscal e administrativa, infra-estrutura e educação – deve ser entregue nos próximos dias aos candidatos a cargos eletivos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]