• Carregando...

"Você" foi escolhido a "Personalidade do Ano" pela revista Time neste sábado. O motivo? O crescimento explosivo de conteúdo de internet produzido pelos próprios usuários, como blogs, sites de compartilhamento de vídeos como Youtube e de redes sociais como MySpace.

"Por tomarem as rédeas dos meios globais, por fundarem e forjarem a nova democracia digital, por trabalharem de graça e superarem os profissionais no jogo deles, a Personalidade do Ano da Time é você", escreveu Lev Grossman na revista.

A revista pôs um espelho na capa da sua edição "Personalidade do Ano", que chega às bancas nesta segunda, "porque isso literalmente reflete a idéia que você, não nós, estamos transformando a era da informação", explicou o editor Richard Stengel.

"Você" venceu candidatos como os presidentes do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e da China, Hu Jintao, o líder norte-coreano Kim Jong-il e o ex-secretário de Estado americano James Baker.

A revista tem escolhido a Personalidade do Ano desde 1927 e a tradição se torna fonte de especulação todo ano, assim como de controvérsia - como nas impopulares escolhas de Adolf Hitler em 1938 e Ayatollah Khomeini em 1979. O objetivo é apontar "a pessoa ou pessoas que mais afetaram o noticiário e as nossas vidas, para o bem ou para o mal, e incorporaram o que foi importante no ano, seja bom ou mau".

Grossman disse que os criadores e consumidores de sites com conteúdo produzido pelos usuários mostraram um senso de comunidade e uma colaboração nunca vistos antes.

- A questão é a a retirada do poder da mão de poucos, a colaboração gratuita e como isso irá não somente mudar o mundo, mas mudar a maneira como o mundo muda - falou Grossman, escritor de tecnologia da Time e crítico literário. - A ferramenta que torna isso possível é a internet. É uma ferramenta que junta as pequenas contribuições de milhões de pessoas e as torna importantes.

O MySpace - comprado pela gigante de mídia News Corp. no último ano por US$ 580 milhões - tem mais de 130 milhões de usuários em todo o mundo e cresce num ritmo de 300 mil membros por dia. O Youtube - comprado pelo líder em buscas na internet Google Inc. no mês passado por US$ 1,65 bilhão - tem 100 milhões de visitas diárias.

- Esses blogs e vídeos trazem a nós informação de formas que são freqüentemente mais imediatas e autênticas que a mídia tradicional - disse Stengel. - No início, os jornalistas tinham o privilégio exclusivo de levar as pessoas aos lugares onde elas nunca estiveram. Mas agora uma mãe em Bagdá com um videofone pode te mostrar um bombardeio numa estrada ou um freguês de uma boate pode mostrar uma fala racista de um comediante famoso.

A Personalidade do Ano da Time em 2005 foi o homem mais rico do mundo, Bill Gates, sua mulher Melinda e o cantor irlandês Bono. Em 2004, a escolha foi o presidente americano George W. Bush. Em 2003, "O soldado americano" foi agraciado com a capa, no ano em que as tropas americanas invadiram o Iraque.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]